DM9DDB lança campanha com cinco atitudes para promover a educação para todos

Redação Portal IMPRENSA | 14/10/2014 17:30
Uma ação voluntária da agência de publicidade DM9DDB promove cinco atitudes que podem democratizar a educação no Brasil. As proposições fazem parte de uma série de iniciativas anunciadas pelo movimento Todos Pela Educação (TPE) na manhã desta terça-feira (14/10). O projeto visa proporcionar um engajamento da sociedade pela melhoria do sistema educacional. 

Crédito:Reprodução
Ação ajuda a levar cultura para todo o Brasil

Os novos tópicos acrescentam a agenda da organização um trabalho mais colaborativo dos atores que participam direta ou indiretamente do cotidiano do público infanto-juvenil. Foram escaladas as famílias, a escola e a comunidade como integrantes deste processo. Para que as ideias cheguem ao povo, uma campanha de comunicação foi desenhada, com materiais reunidos num portal exclusivo.

Nele, o leitor saberá que, para melhorar a qualidade do ensino, devemos, primeiramente, valorizar os professores, a aprendizagem e o conhecimento. Em simultaneidade ao reconhecimento destes itens, é preciso promover as habilidades importantes para a vida e colocar a educação escolar no dia a dia das crianças, para proporcionar o desenvolvimento dos jovens brasileiros num futuro próximo.

A iniciativa recomenda, ainda, um apoio efetivo ao projeto de vida e protagonismo dos alunos, e a constante ampliação do repertório cultural e esportivo dos alunos. As ideias apresentadas foram identificadas por meio de um estudo que contemplou entrevistas com pais, alunos, professores, diretores de escolas e especialistas de diversas áreas, em cidades das cinco regiões do país.

O levantamento foi base para a ação. Ela será divulgada por meio de peças para mídias impressa, eletrônica e digital. “Para a veiculação dessa campanha, o TPE conta com a adesão voluntária das empresas de comunicação, jornalistas, blogueiros e comunicadores das redes sociais para disseminar os materiais e colocar em pauta o importante e necessário engajamento de todos pela educação”, diz Maria Lúcia Meirelles Reis, diretora administrativo-financeira e sócia-fundadora do movimento. 

Além da DM9DDB, a organização também trabalha com outros parceiros para a produção da campanha, como a Dínamo Filmes e a Shuffle Audio, responsáveis pelos vídeos e spots de rádio. O fotógrafo Edu Lopes, da Click da Gente, colaborou com as imagens do projeto. Já Um Studio focou nas peças de mídia online. Todas juntas, ajudaram na iniciativa, que divulga tais materiais no 5 atitudes.

O site apresenta materiais de apoio à mobilização e estimula a troca de experiências e histórias por parte dos pais, comunidade escolar e organizações sociais. A ideia é estimular a exposição de bons exemplos que podem inspirar mais pessoas a fazer algo pela educação dos filhos. Em outra frente, o movimento lança o livro “Atitudes pela Educação – Orientações para Coordenadores Pedagógicos”.

A obra levada ao público em parceria com a Editora Moderna conta com o apoio da Comunidade Educativa Cedac e explica as proposições com base em textos de cinco autores consagrados, convidados pela TPE: Ana Maria Machado, Ilan Brenman, Pedro Bandeira, Ricardo Azevedo, e Walcyr Carrasco. A intenção é apoiar o planejamento de ações para colocar em prática as atitudes.

Já para apoiar diretamente as famílias, foi lançada uma publicação que auxiliar no diálogo entre os pais ou responsáveis com seus respectivos filhos. Em “100 perguntas que vão dar o que falar”, o leitor acompanhará questões comuns que os jovens e crianças levantam sobre diversos temas, a fim de estimular um ambiente permanente de diálogo sobre preferências, sentimentos e educação. 

Por outro lado, uma parceria firmada com a Rádio Globo proporcionou um espaço na programação da emissora para o movimento. O TPE terá uma coluna semanal em que vai tirar dúvidas sobre educação. No Canal Futura, devem ser exibidos exemplos de ações e pessoas que toquem em uma ou mais atitudes propostas pela agência. Outros projetos ainda são discutidos pela organização.

Além dos parceiros citados, a iniciativa conta com o apoio do Itaú BBA, da Fundação Itaú Social, da Fundação Bradesco, da Gerdau e do Santander. Para saber mais sobre o projeto, acesse o site.

Leia também