Nome:
E-mail:
Cargo:
Empresa / Instituição:
Cidade:
 
Estado:
Se for estudante, preencha também os dados abaixo:
Curso:
Instituição:
VALOR DA INSCRIÇÃO - Marque sua opção
Estudantes – R$ 50,00*
Assinantes de IMPRENSA – R$ 50,00*
Profissionais e público em geral - R$ 100,00*
Professores - gratuito (mediante inscrição e comprovação)
Forma de pagamento:
PagSeguro
depósito bancário (Banco do Brasil)**
  Agência 3560-2 - Conta corrente 6559-5 - CNPJ: 02.172.775/0001-70
Professores


*Ingresso não é reembolsável. Inscrição confirmada mediante pagamento.
** Necessário enviar o comprovante de pagamento ou comprovante para giselesotto@portalimprensa.com.br
 
TARDE – a partir das 14h
Call: IA no Jornalismo – o que temos e o que virá
Laura Ellis, Diretora de Inovação Tecnológica da BBC (Londres)
Mediador: Lúcio Mesquita
Painel 1: O algoritmo em casa – como a IA já está presente nas redações pelo mundo
Vídeo-Case: Pete Clifton, Editor-Chefe, Press Association e Radar
Camila Marques, Editora de Audiência e Digital, Folha de São Paulo
Leonardo Cruz, Editor de Inovação no Estado de S. Paulo
Daniel Flynn, Editor na América Latina para a Thomson Reuters
Claudia Quiñonez, Chefe de Automação de Notícias da Bloomberg (Londres)
Mediação: Leão Serva, diretor de jornalismo da TV Cultura
Call: Ética e Leis na Era de Robôs e Inteligência Artificial
Eduardo Magrani, Ph.D. e Vice-Presidente do Instituto Nacional de Proteção de Dados Pessoais (Berlim)
Mediador: Lúcio Mesquita
Painel 2: O algoritmo informado – como IA pode ajudar a combater a desinformação
Tai Nalon, Diretora executiva e cofundadora do Aos Fatos
Renato Cruz, Editor do inova.jor
Paulo Henrique Castro, Diretor de Tecnologia, P&D da TV Globo
Mediador: Flávio Ferrari, diretor do Copenhagen Institute for Futures Studies (Brasil)
NOITE – a partir das 18h30
Painel 3: O algoritmo tupiniquim – o que o Brasil já produz de IA e como cobrir o setor
Alessandra Montini, Diretora do LabData da FIA e Professora FEA/USP
Lilian Ferreira, Editora-chefe do VivaBem e Tilt no UOL
Carmelo Iaria, Fundador e CEO na The AI Academy
mediador: Zeca Camargo, Jornalista e apresentador na TV Globo
Vídeo-Case: Nic Newman, pesquisador do Instituto Reuters de Jornalismo
Painel 4: O algoritmo financeiro – a IA vai aumentar receitas e reduzir redações?
Vídeo-case: Twipe – assinaturas The Times de Londres
Live Case: “Machine Learning para aumento da conversão”, Gazeta do Povo e Neuromath IA
Caio Tulio, CEO da Torabit
Beatriz Ayrosa, Cofundadora da Becabiz e diretora da ABRADI
Marcelo Trindade, Sócio Neuromath IA e Eng. de Machine Learning na Gazeta do Povo
Felipe Grantham, Especialista em Marketing Digital na Gazeta do Povo
Mediador: Lúcio Mesquita
 
 
mídia.JOR 2019
Alessandra Montini
Beatriz Ayrosa
Caio Túlio Costa
Camila Marques
Carmelo Iaria
mídia.JOR 2019
Eduardo Magrani
mídia.JOR 2019
Laura Ellis
Leonardo Cruz
Lilian Ferreira
mídia.JOR 2019
Renato Cruz
Tai Nalon
mídia.JOR 2019

* Convidados confirmados até o momento
 

 

 
Alessandra Montini
Diretora do LabData da FIA e Professora FEA/USP
Formada pela Universidade de São Paulo - USP, Doutora em Administração pela FEA (2003), Mestra (2000) e Bacharel (1995) em Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística IME-USP, Alessandra Montini é hoje Diretora do LabData da FIA – Laboratório de Análise de Dados, além de ser Membro do Conselho Curador da FIA. A executiva é Consultora em Projetos de Big Data e Inteligência Artificial, Professora de Big Data; Inteligência Artificial e Analytics, Professora da Área de Métodos Quantitativos e Informática da Faculdade de Economia; Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEA, Coordenadora do Grupo de Pesquisa do CNPQ: Núcleo de Estudo de Modelos Econométricos e Núcleo de Estudo de Big Data e ainda parecerista do CNPQ e da Fapesp.
 
       
 
Beatriz Ayrosa
Cofundadora da Becabiz e diretora da ABRADI
Mais de 20 anos de experiência em estratégias de marketing e negócios suportadas por dados e tecnologia. Beatriz é fortemente orientada a resultados, em projetos sustentáveis. É graduada em Comunicação Social e se desenvolveu em Marketing através de diversos cursos no Brasil e no exterior. Sua carreira foi construída nas maiores agências multinacionais de CRM e Digital (Datamidia, Marketdata e MRM//McCANN) até cofundar em 2019 sua própria start-up, a Becabiz. Atualmente faz parte da diretoria executiva da ABRADI (Associação Brasileira dos Agentes Digitais).
 
       
 
Caio Túlio Costa
CEO da Torabit
Caio Túlio Costa é jornalista, especialista em comunicação digital. Trabalhou na Folha, foi diretor geral do UOL, presidente do iG e atualmente é CEO da Torabit, plataforma de monitoramento digital. Doutor em comunicação pela USP, tem pós-doutorado na Columbia University, foi professor titular de Ética Jornalística na Faculdade Cásper Líbero e é autor de "Ética, jornalismo e Nova Mídia".
 
       
 
Camila Marques
Editora de Digital e Audiência na Folha de S.Paulo
Formada em jornalismo na Universidade Metodista com pós-graduação em Economia na FGV, Camila está na Folha desde 2004. Entre outras editorias e funções, foi editora de Economia da Folha Online, coordenou o início da fusão das redações digital e impressa, foi editora da Home da Folha, do caderno de Tecnologia e da TV Folha.
 
       
 
Carmelo Iaria
The AI Academy, Fundador & CEO

No Brasil a oito anos, Carmelo cultivou sua paixão pela inovação liderando importantes incubações de tecnologia em uma grande operadora de telecomunicações, apoiando o ecossistema brasileiro de startups como um mentor em uma aceleradora de startups e estendendo continuamente seus conhecimentos de negócios e tecnologia através de uma mistura de aprendizado formal e implementações de projetos práticos.

Seu foco nos últimos anos tem sido em Ciência de Dados e Inteligência Artificial, realizando investigações de tecnologia, incubações de produtos e desenvolvimento de soluções.

Ao fundar a The AI Academy, Carmelo pretende criar e promover um ambiente rico para o estudo, pesquisa e aplicação de técnicas de Machine / Deep Learning em casos de uso da vida real, preenchendo a lacuna da IA entre talentos e empresas - e elevando o "AIQ do Brasil" e inserindo São Paulo no mapa de IA do mundo.

 
       
 
Claudia Quiñonez
Chefe de Automação de Notícias da Bloomberg
 
 
       
 
Daniel Flynn
Editor na América Latina para a Thomson Reuters

Daniel Flynn começou a trabalhar na Thomson Reuters em 1998 como correspondente na Venezuela, e depois atuou em outros países, incluindo França, Espanha, Itália e Grécia. Em novembro de 2015, Flynn, que até então ocupava o posto de chefe de redação na África Ocidental e Central, foi indicado a assumir o cargo de chefe de redação da agência de notícias no Brasil. Em maio de 2017, assumiu como Editor na América Latina para a Thomson Reuters.

 
       
 
 
Eduardo Magrani
Ph.D. e Vice-Presidente do Instituto Nacional de Proteção de Dados Pessoais
Doutor (Ph.D.) e Mestre em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Eduardo Magrani é Senior Fellow Global do programa de cooperação internacional da Fundação Konrad Adenauer (EIZ-Fellowship für nachhaltige Entwicklung und internationale Zusammenarbeit von Konrad-Adenauer-Stiftung/KAS), e Senior Fellow na Universidade Humboldt de Berlim, no Alexander von Humboldt Institute for Internet and Society (2017). É Vice-Presidente do Instituto Nacional de Proteção de Dados (INPD) e coordena o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (2017-2019). Atua como Pesquisador Associado e consultor do Centro Latam Digital, no México, e Pesquisador Associado na Law Schools Global League, além de ser membro do Global Network of Internet & Society Research Centers.
 
       
 
Felipe Grantham
Especialista em Marketing Digital na Gazeta do Povo
Pós-graduado em Marketing Estratégico pela USP, possui graduação em Marketing pela Universidade Positivo (2010) e especialização em E-commerce e Marketing pela E-commerce School. É especialista em marketing digital na Gazeta do Povo e sócio-fundador da Neuromath Inteligência Artificial. Com 8 anos de experiência em mídia digital e passagens por mercado de varejo, agência de publicidade e editorial, é atualmente responsável pelo funil de recorrência e conversão da Gazeta do Povo, integrados ao machine learning e modelos de IA, desenvolvendo estratégias multicanais focadas em recorrência, conversão, geração de leads e aquisição de audiência.
 
       
 
Flávio Ferrari
Diretor do Copenhagen Institute for Futures Studies (Brasil)
Head do CIFS BR – Copenhagen Institute for Futures Studies e consultor de inovação, transformação digital e comunicação. Autor do livro “Atitude Digital – os caminhos da transformação” , e professor para Educação Executiva na ESPM. Nos últimos 20 anos comandou os três maiores Institutos de Pesquisa de Mídia (Kantar/Ibope, Ipsos e GfK) no Brasil e foi sócio mentor de duas startups digitais (Qual Canal e HMATV). Antes disso, trabalhou como planejador de mídia e de comunicação em grandes agências internacionais (Grupo Interpublic) e foi sócio da Ferrari, Higgins & Isnenghi. Engenheiro, especializado em marketing, desenvolveu e coordenou programas de MBA em Inteligência Competitiva para a ESPM e Unyleya, e módulos de Educação Executiva para ESPM (Inovação e Comunicação Digital) e FGV (Branding: Comportamento do Consumidor – Marketing Geracional).
 
       
 
 
Laura Ellis
Diretora de Inovação Tecnológica da BBC
Laura Ellis trabalhou em redações de rádio e televisão da BBC, incluindo a direção de equipes regionais da BBC na Inglaterra. Na diretoria para a Inglaterra da BBC, assume também operações e estratégias digitais para os serviços da BBC na Inglaterra, com responsabilidade por dezenas de sites de notícias locais. No começo de 2019, Laura assumiu o cargo de Diretora de Inovação Tecnológica da BBC, desenvolvendo os planos tecnológicos de longo prazo da empresa, trabalhando com parceiros internos e externos para a criação, desenvolvimento e lançamento de conceitos digitais, incluindo inteligência artificial e machine learning. Ela representa a BBC na Partnership on AI, uma organização internacional criada para desenvolver pesquisa, debate e parâmetros ligados aos benefícios da IA para as pessoas e a sociedade em geral.
 
       
 
Leão Serva
Diretor de Jornalismo da TV Cultura
Diretor de Jornalismo da TV Cultura, professor de Ética Jornalística da ESPM-SP. Autor de “Jornalismo e Desinformação” (Senac)
 
       
 
 
Leonardo Cruz
Editor coordenador de digital do Estadão
Jornalista profissional desde 1996, com experiência em edição e coordenação de equipes em mídia impressa e digital. No Estadão, assumiu em janeiro de 2019 o cargo de editor de Inovação, coordenando os novos produtos editoriais digitais. Antes disso, foi editor de Projetos Especiais no jornal, respondendo pelo planejamento de eventos e conteúdos especiais.
Anteriormente, trabalhou na Folha de S.Paulo, onde desempenhou diversas funções ao longo de 19 anos, incluindo secretário-assistente de Redação para a área digital, editor da Home, editor da Primeira Página, editor de Tecnologia, correspondente em Londres e editor-assistente em política, internacional, cultura e esporte.
 
       
 
Lilian Ferreira
Editora-chefe do VivaBem e Tilt no UOL
Lilian Ferreira iniciou sua carreira no UOL em 2007, passou para a seção de tecnologia e telecomunicações, onde foi redatora e posteriormente editora. Mudou para a editoria de ciência e saúde em 2009, e atuou também como repórter especial do UOL Tab. Em 2015, tornou-se editora do UOL Tecnologia e UOL Ciência. Foi responsável por criar e gerenciar a nova plataforma de saúde VivaBem, lançada em novembro de 2017 pelo UOL. E em agosto de 2019, lançou o Tilt, novo canal de tecnologia e ciência do UOL, que tem a proposta de quebrar o paradigma do jornalismo de tecnologia.
 
       
 
 

 

Marcelo Trindade
Sócio Neuromath IA e Eng. de Machine Learning na Gazeta do Povo
Doutor em Matemática Aplicada pela Universidade do Porto - Portugal, Mestre em Modelagem Matemática pela Unijuí e Graduado em Matemática pela Urcamp. Atua nas áreas de Machine Learning e Data Science na Gazeta do Povo e é sócio-fundador da Neuromath Inteligência Artificial. No período de academia lecionou disciplinas, como Cálculo I, II e III, Equações Diferenciais, e Estatística para cursos de Engenharias, Física e Matemática na Universidade Federal do Pampa. Foi palestrante em eventos científicos internacionais, com destaque para Universidade de Padova e Oxford. Atualmente é responsável pela manipulação de Big Data e criação de modelos de Machine Learning.
 
       
 
Paulo Henrique Castro
Diretor de Tecnologia e P&D da TV Globo
 
       
 
 
Renato Cruz
Editor do inova.jor e professor do Centro Universitário Senac
Renato Cruz publicou os livros “O desafio da inovação: a revolução do conhecimento nas empresas brasileiras” e “TV digital no Brasil: tecnologia versus política” (Senac São Paulo) e “O que as empresas podem fazer pela inclusão digital” (Ethos/CDI). Tem graduação em jornalismo e mestrado e doutorado em ciências da comunicação pela Universidade de São Paulo. Foi colunista e repórter do jornal O Estado de S. Paulo.
 
       
 
Sinval de Itacarambi Leão
Diretor responsável da IMPRENSA Editorial
 
       
 
 
Tai Nalon
Diretora executiva e cofundadora do Aos Fatos
Tai Nalon é diretora executiva e cofundadora do Aos Fatos. Jornalista pela Uerj, trabalhou na Folha de S.Paulo em Brasília, no Rio e em São Paulo por quase seis anos, onde também cobriu diariamente o cotidiano da ex-presidente Dilma Rousseff. Lidera a equipe que recebeu menção honrosa no prêmio de excelência jornalística da Sociedad Interamericana de Prensa em 2019 e que é finalista do 2019 Online Journalism Awards na categoria excelência em microrredações.
 
       
 
Zeca Camargo
Jornalista e apresentador na TV Globo
O jornalista Zeca Camargo está na Globo desde 1996. Foi apresentador do Fantástico, comandou os reality-shows No Limite, O Jogo e Hipertensão, o Vídeo Show e atualmente apresenta o programa É de Casa.
 
       
 

O algoritmo informado no combate a fake news. O que a âncora virtual AIDA e a robô Fátima têm a ver com isso?
Inteligência Artificial na viabilidade financeira das empresas de comunicação
Será que os jornalistas já entenderam o impacto que a inteligência artificial terá na profissão e na sociedade?
Zeca Camargo da TV Globo, Leão Serva da TV Cultura e Claudia Quinonez, da Bloomberg confirmam participação no mídia.JOR
No mídia.JOR, o algoritmo tupiniquim já é uma realidade
 

Imprensa Editorial Ltda.
Fone: (11) 98204-0002 - www.portalimprensa.com.br
Caixa Postal 72022 - São Paulo - SP - CEP: 05339-970
Todos os direitos reservados