Blogueiros "machões" viram leitores por um dia de publicações femininas

Gabriela Ferigato e Lucas Carvalho
 
“Cara, conteúdo relativo a sexo sempre vende bem”, “Essa matéria é totalmente superficial e parece que foi feita para encher linguiça”, “Admito que fiquei realmente curioso com o artigo sobre ‘7 truques com o desodorante’, tem sete coisas diferentes para fazer com o produto além de passar só embaixo do sovaco?”, “Pô,podem falar de esportes também, afinal, elas também jogam e torcem”.

Imagine o resultado de homens que estão à frente de blogs com conteúdo estritamente masculino se deliciando em sites femininos, como Marie Claire, M de Mulher, Corpo a Corpo e Nova. Bem, acima é possível ter uma prévia de como foi essa imersão.

IMPRENSA convidou blogs e sites voltados para os homens para que esses pudessem analisar, opinar, criticar ou elogiar algumas publicações focadas no público feminino. O resultado você vê logo abaixo. Essa matéria foi dividida em duas partes, confira a continuação aqui. 
Diego Souza, do blog O Macho Alpha – sobre a Marie Claire

Crédito:divulgação


A manchete que me chamou a atenção, pelo aparente conteúdo polêmico, não tem como não ter sido essa: “Não tenho o objetivo de me enquadrar em nenhum padrão de beleza, afirma Juliana Alves”.
 
Como homem, gostei do conteúdo, pois a moça é uma mulher linda que não se faz de vítima para ganhar holofotes, isso é incrível. A única coisa que me incomodou é que achei a entrevista um pouco longa, mas acho que isso é algo pessoal, um fã de novelas talvez curta muito o texto da forma que ele está.

Cara, conteúdo relativo a sexo sempre vende bem. Curiosidades também, pesquisas, estatísticas etc. Uma sessão de “mulheres poderosas” também seria interessante, não só essas mais batidas como Frida Kahlo, mas mulheres não tão amadas no Brasil,como Margaret Thatcher. Acredite, se escreverem um texto bem redigido sobre esta mulher, com certeza gostarão. Conheço uma infinidade de pessoas que estão cansadas de mulheres “fortes e poderosas” que baseiam o seu poder apenas no sexo. Política de verdade é sempre bom. 
Guilherme Marques, do blog Machos de Respeito – sobre o site M de Mulher

Minha impressão é que o portal lembra um pouco o tão criticado estilo do Ego.com, em que o tema principal gira em torno de fofocas de celebridades, suas roupas e modelitos nos eventos que frequentam (e que nenhum mero mortal tem acesso), suas dietas inexplicavelmente milagrosas decomo perder 50 kgs em um mês e outras banalidades do showbiz. Por vezes você consegue achar uma matéria que retrata um conteúdo mais profundo e que gera um debate saudável, sobre temas como aborto e feminismo, mas são exceções à regra até porque o público-alvo do site deve preferir ler futilidades a ter contato com material jornalístico relevante.

A matéria “Vanessa Gerbelli fala sobre boa forma: ‘TV é ingrata’” é totalmente superficial e parece que foi feita para encher linguiça no site. A única informação útil é que a atriz vai fazer uma novela (totalmente inútil pra mim, porque não acompanho nada das novelas globais ou da Record).

Crédito:reprodução
Como homem, eu teria interesse em ler assuntos voltados à sexualidade da mulher, já que, como blogueiro do Machos De Respeito, recebemos muitos contatos do público feminino com dúvidas sexuais nunca exploradas em portais do gênero. São dúvidas do cotidiano sexual das mulheres, seja em seus casamentos, namoros ou afins.

Algumas pautas que sugeriria: pesquisa com maridos brasileiros para mostrar o que eles mais gostam na cama; debates e acompanhamento da evolução de temas relevantes para a mulher como um todo (legislação sobre aborto, estupro etc)

Edson Castro, do site Manual do Homem Moderno – sobre a Marie Claire

Crédito: divulgação
A primeira impressão que me dá é a importância que o veículo dá para textos voltados para beleza, looks e coisas do tipo. De cara, admito que fiquei realmente curioso com a matéria sobre “7 truques com o desodorante”. Tem sete coisas diferentes para fazer com o produto além de passar só embaixo do sovaco? risos

Acho a linguagem bem acessível e simples, com foco muito grande em revelar truques de beleza ou macetes mágicos para elas ficarem ou se sentirem mais belas. Quase como uma cartilha de um Houdini do look do dia.

Crédito: Reprodução



Para dar uma lida, escolhi a matéria “A importância de saber ouvir e ver um não”. Mesmo sendo escrito por um cara, a matéria tem um tom mais sensível e trabalha muito para elevar a autoestima das moças. O que é muito legal, sendo que é um tema que ainda deixa muitas delas boladas. Porém, acho que o ponto negativo é que parece que o texto é só voltado para as moças sem nenhum tipo atitude.
Algumas outras matérias me parecem voltadas para mulheres com pouca confiança ou que precisam de um abraço sincero e um conselho do tipo: “Calma moça, relaxa que vai tudo dar certo”.

Eu sugeriria matérias que fugissem do ‘mimimi’ da figura do sexo frágil do século passado. Que incentivassem elas a tomarem mais atitudes ou embarcassem em novas experiências de vida. Deixar a mulher livre para fazer o que quiser além de só emagrecer e se maquiar. Que falassem mais sobre cervejas e bebidas, afinal,elas também bebem e são companhias incríveis para a mesa do bar. Pô, podem falar de esportes também, afinal, elas também jogam e torcem. Podiam deixar um pouco de lado essa coisa meio chata de mulher que quer ficar bonita e gostosa para arranjar um namorado.



 
Que mulher te inspira?
Conte para nós quem é e faça uma homenagem a ela.
Blogs conquistam espaço ao dar voz às “esquecidas” pela grande mídia


As marcas e o legado do “furacão jornalístico” que foi Patrícia Galvão, a lendária Pagu


Também no jornalismo, mulheres tomam parte em áreas tipicamente masculinas


Mulheres cartunistas revelam os desafios do mercado de quadrinhos brasileiro


Jornalistas contam os desafios e dão dicas de como dividir a atenção entre família e carreira
 
 
Que mulher te inspira?
Conte para nós quem é e faça uma homenagem a ela.
  Portal IMPRENSA  
   
  Notícias Revista IMPRENSA IMPRENSA Mídia

IMPRENSA na TV

Eventos Oficinas Anuncie Contato  
  Home Home Home Programas Home Cursos Home Editora  
  Opinião Assine Edição do Mês Canal no Youtube Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo Conheça + Portal IMPRENSA Redação  
  Especiais Edição do Mês     Prêmio SEBRAE de Jornalismo Descontos Revista IMPRENSA    
  PR Newswire Acervo IMPRENSA     Troféu Mulher IMPRENSA Regulamento IMPRENSA Mídia    
          Fórum Água em Pauta Contato      
          Fórum Liberdade de Imprensa        
          Fórum AIDS e o Brasil        
          Mídia.JOR        
                   


Imprensa Editorial Ltda.
R. Camburiú, 505 - 2º andar - Alto da Lapa | São Paulo/SP CEP 05058-020
www.portalimprensa.com.br | Tel: 011 3729 -6300/4800
.