Público feminino é alvo de nova plataforma de conteúdo da ESPN

Redação Portal IMPRENSA

 
Qualquer mulher que tenha frequentado ao menos uma vez um estádio de futebol com certeza já ouviu pérolas como: “Mulher não entende de futebol! “, “Ei, bandeirinha, vai lavar louça!”, “Gostosa, gostosa, gostosa!”. Afinal, os esportes em geral são entendidos por muitos como coisa para homem. Ledo engano!

Compreendendo a ascensão feminina nos campos, quadras e ginásios seja nas arquibancadas ou praticando as modalidades, a ESPN Brasil lançou no Dia Internacional da Mulher o portal espnW, uma plataforma digital esportiva com foco no público feminino. 

Crédito:Divulgação

Sarah Buchwitz, Head de Marketing da ESPN

A página tem como objetivo fomentar o esporte feminino brasileiro, bem como o interesse das mulheres pelo mundo dos esportes. A ideia é não restringir o conteúdo apenas às competições a atletas de alto rendimento, mas dar suporte também para as mulheres que se preocupam em praticar atividades físicas de forma amadora.

À IMPRENSA, Sarah Buchwitz, Head de Marketing da ESPN, revela que esse modelo de portal já existe nos EUA desde 2010. “Resolvemos trazer para o Brasil agora porque percebemos o crescimento e um maior interesse do público feminino por esportes. Como é feito sob a ótica da mulher e com conteúdo relevante para ela, demorou um pouco mais de tempo para chegar no mercado, pois queríamos entender ao máximo qual o olhar da mulher nesse mundo do esporte”.

A realidade é que o perfil dos fãs de esporte no mercado brasileiro está mudando. A audiência das mulheres nos canais esportivos possui um número crescente e a ESPN entendeu que era chegado o momento de dedicar um espaço exclusivo para seu público feminino.

“Hoje, só no site ESPN.com temos mais de 600 mil acessos femininos. Temos um público cativo que gosta de esporte e a expectativa é que esse número cresça ainda mais agora com um conteúdo específico e relevante para esse target”, explica Sarah. 

Não é de hoje que a emissora fala de esportes e de atletas femininos. Desde que chegou ao país a ESPN exibe competições esportivas femininas como handebol, basquete, judô etc. Dessa forma, o conteúdo feminino não é novidade no canal. “A grande novidade agora é separá-lo e colocá-lo sob a ótica feminina”, garante a executiva de marketing.

PIONEIRO

Primeiro portal brasileiro para atender este público, o espnW oferece conteúdo relevante produzido sob a ótica feminina com a credibilidade da marca ESPN.

Dividido em quatro áreas — notícias, lifestyle, especiais e blogs —, a plataforma ainda reunirá um time de mulheres relacionadas ao mundo esportivo nas mais diferentes áreas como medicina, fisioterapia, nutrição, preparação física e psicologia, além de profissionais liberais, autônomas e mães que comentarão a respeito de sua relação com o esporte em meio aos variados compromissos do cotidiano.

Crédito:Reprodução


Página é feito essencialmente por mulheres

Para apresentar esse conteúdo sob o olhar feminino, a emissora escalou um time de comentaristas e ex-atletas Olímpicas como Magic Paula (basquete), Ana Moser (vôlei), Flavia Delaroli (natação), Juliana Cabral, (futebol), Daniele Zangrando (judô). Além delas, as jornalistas do canal, como apresentadora Juliana Veiga e a repórter Gabriela Moreira, também serão responsáveis pela produção de reportagens.

Para Sarah Buchwitz, o grande diferencial é que o espnW será um portal com conteúdo sob a ótica feminina. “A grande maioria do conteúdo será feito por mulheres e para mulheres, sempre focando em colocar a relação da mulher com o esporte sob um novo olhar”.

O know how para isso vem da própria experiência da emissora com a interação das mulheres em seus canais. Porém, a ESPN ressalta que a plataforma não chega não mercado para levantar bandeiras. A ideia é a inclusão da mulher no meio esportivo.

“É importante ressaltar que não chegamos ao mercado para levantar bandeiras, queremos fazer essa conexão com o público que gosta de assistir aos eventos esportivos, mas que também gosta de praticar esportes.  Será um universo bem amplo para a mulher ligada em esportes”, defende a executiva.

Nessa onda de contribuir para o empoderamento do público feminino, o papel do espnW será “destacar a mulher no esporte, mostrando sua relevância. A ideia não segregar homens e mulheres. A ideia é incluir e valorizar as mulheres no esporte”.

CAMPANHA

O lançamento do portal veio acompanhado de uma campanha criada pela agência Africa. Intitulada “Invisible Players” (“Atletas Invisíveis”, em tradução livre), a ação testa o conhecimento de homens e mulheres sobre lances de diversas modalidades, para que eles identifiquem os atletas responsáveis por tais jogadas. 

Crédito:Divulgação
Campanha reforça necessidade de enaltecer mulheres no esporte

De forma surpreendente, nenhum dos entrevistados do filme citou nomes de mulheres, comprovando assim a necessidade de um veículo que mostre a relevância das atletas do sexo feminino. 

Sergio Gordilho, CCO e copresidente da Africa, defende que “para a ESPN, o esporte vai além do entretenimento, é uma ferramenta de transformação. A campanha reflete exatamente isso”.

Além do filme que será exibido durante a programação do canal, a ação terá peças no YouTube, redes sociais e off-line. Com o mote “Você pode até saber um pouco sobre esporte, mas precisa aprender muito ainda sobre o poder das mulheres”, a ideia é convidar o público feminino a aderir ao portal. 


Assista ao vídeo:





#Mulheresqueinspiram
 
Que mulher te inspira?
Conte para nós quem é e faça uma homenagem a ela.


Jornalistas de “alma feminina” escrevem para mulheres sob ponto de vista masculino


Mulheres em cargos de chefia comentam a ascensão e remuneração do mercado trabalho


Blogueiros de conteúdos masculinos viram leitores por um dia de publicações femininas


Páginas de beleza ganham novas adeptas e tornam próspera a profissão blogueira


Blogueiros "machões" viram leitores por um dia de publicações femininas
 
 
Que mulher te inspira?
Conte para nós quem é e faça uma homenagem a ela.
  Portal IMPRENSA  
   
  Notícias Revista IMPRENSA IMPRENSA Mídia

IMPRENSA na TV

Eventos Oficinas Anuncie Contato  
  Home Home Home Programas Home Cursos Home Editora  
  Opinião Assine Edição do Mês Canal no Youtube Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo Conheça + Portal IMPRENSA Redação  
  Especiais Edição do Mês     Prêmio SEBRAE de Jornalismo Descontos Revista IMPRENSA    
  PR Newswire Acervo IMPRENSA     Troféu Mulher IMPRENSA Regulamento IMPRENSA Mídia    
          Fórum Água em Pauta Contato      
          Fórum Liberdade de Imprensa        
          Fórum AIDS e o Brasil        
          Mídia.JOR        
                   


Imprensa Editorial Ltda.
R. Camburiú, 505 - 2º andar - Alto da Lapa | São Paulo/SP CEP 05058-020
www.portalimprensa.com.br | Tel: 011 3729 -6300/4800
.