Marcos Cripa falará sobre a crise de mercado e formação do jornalista no mídia.JOR

Redação Portal IMPRENSA | 06/09/2013 16:45

O jornalista e professor da PUC-SP, Marcos Cripa, que foi diretor de programa, chefe de redação e diretor de jornalismo nas TVs Brasil, Record e SBT, é um dos nomes confirmados para o painel sobre mercado de trabalho da segunda edição do seminário mídia.JOR, organizado por IMPRENSA. 


Crédito:Divulgação
Marcos Cripa, professor de jornalismo na PUC-SP
Marcos Cripa, professor de jornalismo na PUC-SP

O objetivo do seminário é reunir profissionais que são referências nacionais e internacionais em um intercâmbio de pensamentos, práticas e tendências sobre o futuro do jornalismo e da comunicação. Um total de 21 jornalistas de renome já foram confirmados para falar no evento.

Cripa se mostra muito preocupado por ver as grandes redes demitindo em massa, como Record e Band.  “O que não tenho muito claro, porque faltaria pesquisa específica a respeito, é se as novas mídias, como internet e correlatos, estariam absorvendo esses profissionais nos últimos cinco anos”, questiona ele. “Não vejo necessariamente o mercado para jornalistas em expansão por haver internet em crescimento.”

Também há outros fatores a ponderar, como o tradicional Jornal do Brasil não existir mais como impresso; e tiragem de grandes jornais não ser muito animadora, como a Folha de S.Paulo não passar de 310 mil exemplares diários.

Quanto às faculdades, Cripa diz que, “em que pese toda a campanha pela queda da exigência do diploma, isso não foi suficiente para abalar os principais cursos de jornalismo do Brasil”. Ele diz que na PUC procura formar profissionais críticos, com visão multifacetada, para além do texto, com visão mais ampla e preparados para as novas tecnologias. 

Inscrições
As inscrições para o evento estão abertas e as vagas são limitadas. Acesse o site www.midiajor.com.br e inscreva-se. Período promocional de desconto até 16 de setembro.

Confira também os descontos especiais – Assinantes IMPRENSA, participantes das Oficinas IMPRENSA e da 1ª edição do mídia.JOR pagam meia.

Siga o mídia.JOR nas redes sociais e fique por dentro das novidades: Twitter e Facebook. Acompanhe também as notícias sobre o evento no Portal IMPRENSA.

Serviço:
Realização IMPRENSA
Apoio: Aliança Francesa
Apoio institucional: ANER e ANJ
Datas: 7, 8 e 9 de outubro de 2013
Local: Teatro Aliança Francesa - acessibilidade universal
Endereço: Rua General Jardim, 182 - Centro - São Paulo/SP
Próximo à estação de metrô República (400 m).

Contatos:
Gisele Sotto / Bruna Souza – revista IMPRENSA
Tel: (11) 2117-5312 / 5300