Maurício Ricardo falará no mídia.JOR sobre papel das charges na informação

Maurício Kanno | 13/09/2013 17:35
Durante a 2ª edição do seminário mídia.JOR, o chargista Maurício Ricardo, criador do site charges.com.br, será entrevistado pelo jornalista Ricardo Feltrin para falar sobre sua experiência profissional no painel “A charge como instrumento de humor e informação".  

Crédito:Divulgação
Maurício Ricardo participará do painel “A charge como instrumento de humor e informação"

O seminário, organizado por IMPRENSA, reúne profissionais que são referências nacionais e internacionais em um intercâmbio de pensamentos, práticas e tendências sobre o futuro do jornalismo e da comunicação. Um total de 30 jornalistas de renome já foram confirmados para falar no evento.

Ricardo conta que veio da escola tradicional de charges e jornalismo, trabalhando por dez anos no jornal diário local de sua cidade, o Correio de Uberlândia. Começou chargista, mas também acabou exercendo outras atividades jornalísticas. “Minha experiência de redação, fechando, redigindo, entrevistando, ajudou muito”, conta.  

Como ele também tinha um trabalho musical e de vozes, gostava de animação, percebeu que dava pra fazer outra linguagem, multimídia, com o mesmo espírito jornalístico da charge, em uma tradução irônica do noticiário. Aí lançou seu site em 2000. Hoje conta com uma equipe de mais três pessoas, mas mantém a produção de vozes e roteiros, de modo a manter um trabalho autoral.

“O interessante é que posso alcançar um público que não leria jornal; ou ainda o público leitor de jornal que migrou para a internet”, diz. “Ainda mais com os novos dispositivos portáteis há uma tendência maior para se procurar a charge como elemento de humor nesse ambiente.”

As charges animadas de Ricardo acabam sendo para ele “uma maneira de passar a notícia que talvez passasse batida”. Além disso, algo que chama a atenção são depoimentos que chegam de jovens afirmando que as artes ajudaram até a lembrar conteúdos para a prova do Enem! “Assim, os chargistas ganham até responsabilidade social, com essa ferramenta mais lúdica”, diz. 

O importante é que, nesta era de redes sociais, muitos chargistas que teriam dificuldade de obter destaque, ainda mais se estivessem morando no interior, agora podem fazer isso de forma mais viável. 

“É claro que sempre há dificuldade no início e a questão de como ser remunerado; mas cada um vai achando seu público”, diz o chargista, que três meses depois de lançar seu site foi para o Zipnet; passou pela Globo.com, até ir para o UOL, onde já está há 10 anos.

Inscrições
As inscrições para o evento estão abertas e as vagas são limitadas. Acesse o site www.midiajor.com.br e inscreva-se! Período promocional de desconto até 16 de setembro.

Confira também os descontos especiais – Assinantes IMPRENSA, participantes das Oficinas IMPRENSA e da 1ª edição do mídia.JOR pagam meia.

Siga o mídia.JOR nas redes sociais e fique por dentro das novidades: Twitter e Facebook. Acompanhe também as notícias sobre o evento no Portal IMPRENSA.

Realização: Portal e revista IMPRENSA

Apoio: Aliança Francesa

Serviço
Apoio institucional: ANER e ANJ
Datas: 7, 8 e 9 de outubro de 2013
Local: Teatro Aliança Francesa - acessibilidade universal
Endereço: Rua General Jardim, 182 - Centro - São Paulo/SP - próximo à estação de metrô República (400 m).

Contatos:
Gisele Sotto / Bruna Souza – revista IMPRENSA
Tel: (11) 2117-5312 / 5300