Repórteres de jornais de São José dos Campos (SP) entram em estado de greve

Edson Caldas* | 28/01/2013 18:00
Nesta segunda-feira (28/1), funcionários dos jornais O Vale e Bom Dia, de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, reuniram-se em assembleia para discutir o estado de greve aprovado por unanimidade na semana passada. 

A decisão foi tomada depois do anúncio da Valebravo Editorial de alterar as datas de pagamentos dos salários, adiantamentos, retroativos do reajuste 2012 e pagamento da segunda parcela do 13º salário.

Após debate, os jornalistas decidiram rejeitar a imposição da empresa. O sindicato propôs a votação de um estado de greve, que foi aprovado unanimidade.

Segundo o presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, José Augusto Camargo, a entidade pretendia abrir debate com a empresa acerca do estado de greve dos trabalhadores na última sexta-feira (25/1), contudo, a Valebravo Editorial se recusou.

Nesta segunda-feira (28/1), a empresa demitiu oito jornalistas e um gráfico, no que seria uma tentativa de barrar as manifestações dos funcionários. "A empresa está ameaçando os trabalhadores", disse Camargo.

À IMPRENSA, os veículos não confirmam a paralisação. No entanto, de acordo com o presidente do sindicato, uma nova manifestação deve ocorrer em frente à empresa na próxima terça-feira (29/1).

* Com supervisão de Vanessa Gonçalves.