Justiça acaba com censura ao blog do jornalista Fábio Pannunzio

Redação Portal IMPRENSA | 03/07/2013 15:00
Na última terça-feira (2/7), o jornalista Fábio Pannunzio voltou a postar em seu blog após quase dez meses de censura. O profissional era vítima de processos por parte do ex-secretário de segurança pública do Estado de São Paulo, Antônio Ferreira Pinto, por ter publicado matérias que criticavam a polícia paulista.

Crédito:Divulgação
Jornalista prepara reestruturação do blog após o processo

"Acabou a censura ao meu blog! Recebi agora há pouco um telefonema do meu advogado, Ruy Galvão Neto, informando que o processo aberto contra mim (...) foi julgado improcedente", escreveu o jornalista.

Em uma postagem intitulada “Chupa, (Antônio Ferreira) Pinto! Acabou a censura ao blog!!!!!”, Pannunzio explica que o juiz considerou que o material foi publicado ao longo de uma sequência de atos bem descritos e apurados e que, apesar das duras críticas, não houve a intenção de atacar a honra pessoal do Ferreira.

Além de remover a censura e barrar a pretensão de obter uma indenização de R$ 80 mil por danos morais, Ferreira Pinto foi condenado a pagar as custas e uma quantia de R$ 5 mil.

"Os fatos não foram descritos de forma isolada, sem qualquer embasamento factual. Segundo a documentação acostada com a contestação, o requerido vinha acompanhando os desdobramentos de tais acontecimentos, por meio de fontes, documentos e outros noticiários", diz a sentencia. 

O jornalista anunciou que o blog vai voltar com outro nome e terá a participação de outros profissionais. De acordo com Pannunzio, “estará brevemente pronto para a guerra contra a censura togada, os detratores da imprensa livre e os lambe-botas dos poderosos que usurpam a cidadania e a moralidade na política”.