Nova HQ de Laerte mostra relações cotidianas nas grandes cidades

Igor dos Santos* | 18/07/2013 17:15
“Vizinhos” é a nova HQ do cartunista Laerte Coutinho e faz parte do Projeto Mil, coordenado por seu filho, o quadrinhista Rafael Coutinho. 

Crédito:Divulgação
Cartunista fala sobre projeto comandado por seu filho

“Eu recebi o convite do meu filho, Rafael, para participar do Projeto Mil, que convida artistas com a proposta de escrever uma história muda, em preto e branco, para constituir uma coleção. Eu achei uma ótima ideia, achei que seria interessante, pois fazia muito tempo que eu não escrevia histórias compridas”, afirma Laerte.

A HQ mostra a tensão silenciosa entre um flanelinha e o morador de um prédio em frente. Laerte afirma que o maior desafio na hora de criar a história foi o tamanho da HQ. “Eu já havia escrito história sem diálogos, não tenho problemas nesse ponto. Agora, uma história de 24 páginas era um desafio para mim, porque a mais longa que eu já havia feito era ‘A Noite dos Palhaços Mudos’. Além disso, estou acostumado a fazer tiras, roteiros pequenos”, diz o cartunista.

Crédito:Reprodução
HQ conta história do cotidiano em SP
Ele ainda conta que a ideia para a HQ surgiu a partir de sua “observação, vivência. De certa forma, foi uma experiência que eu vivi também quando morei em Perdizes [São Paulo] e eu construí uma história a partir dessa experiência. É muito comum esse tipo de interação em São Paulo”.

A HQ “Vizinhos” custa R$ 20. As próximas histórias do Projeto Mil serão de Rafael Sica e Luisa Doria, mas nenhuma delas tem data definida para o lançamento.