“A oportunidade do jornalista hoje está na internet”, opina Rita Lisauskas

Gabriela Ferigato | 07/10/2013 13:30

A apresentadora do Terra TV, Rita Lisauskas, participou do “Painel Diálogos 1 – Mercado de trabalho: novas oportunidades para atuação dos jornalistas”, na 2ª edição do mídia.JOR. Para ela, não existe mais espaço para o profissional que faça uma coisa só. “Hoje em dia todo mundo tem um celular na mão e faz tudo. O jornalista tem que saber apurar, fazer uma reportagem de qualidade e entender o papel dessas novas mídias. Isso não tem mais volta”, ressalta. 


Crédito:Alf Ribeiro
Para a apresentadora, a internet é a saída para os jornalistas


Segundo Rita, as pessoas precisam ser multimídias e ter a mente aberta para isso. "O profissional tem que focar na produção de uma matéria de qualidade, porque no atual cenário todo mundo produz informação", garante. Ela lembra que especialização em uma determinada área é importante para se tornar uma fonte confiável no nicho que escolheu.


Nessa atual crise do jornalismo, com revistas encerradas e alto número de demissões, Rita enfatiza que hoje a oportunidade do jornalista está na web. “É uma coisa ampla, onde todo mundo pode aparecer. A internet é democrática. A mídia vive um momento de crise e as grandes empresas estão se questionando e tentando se reinventar. A informação está cada vez mais disponível nesse meio e de forma gratuita. O caminho neste momento é a internet. O mercado, da forma que a gente conheceu um dia, não vai existir mais”, completa.


Outro ponto destacado por ela é a criação de um blog pessoal onde o profissional possa mostrar o seu trabalho. “Dentro desse espaço, crie um material diferente de tudo o que já foi publicado. Faça vídeos e interaja nas redes sociais. O grande desafio é fazer algo diferente. Mostrem a sua personalidade e a sua cara e saiba do que você está falando”.


Atualmente, Rita participa como aluna de um curso sobre mídias sociais. “Estou descobrindo novas oportunidades e possibilidades nesse nicho, mas sei que a internet é um lugar que eu vou ficar um bom tempo”, finaliza.



O mídia.JOR acontece nos dias 07, 08 e 09/10, no teatro da Aliança Francesa, em São Paulo ( SP). O evento, realizado por IMPRENSA, é patrocinado pela Oi, com apoio da Aliança Francesa, Fenaj, Abert, Abradi, Aner e ANJ.


Leia também        

Rita Lisauskas, Rosana Jatobá e Marcos Cripa discutem novas oportunidades no mercado

- Professor da PUC-SP critica apego às técnicas multimídia no jornalismo

- “O jornalista brasileiro precisa se espelhar no estilo americano”, afirma Augusto Nunes