Profissionais devem ser multimídia e exercer jornalismo com paixão, defende Rosana Jatobá

Alana Rodrigues* | 07/10/2013 14:00

Nesta segunda-feira (7/10), Rosana Jatobá debateu no painel “Diálogos I: Mercado de trabalho: novas oportunidades para atuação dos jornalistas”, da 2ª edição do mídia.JOR, com Marcos Cripa e Rita Lisauskas, com moderação de Arthur Hendler, as transformações da imprensa e o que se espera do profissional para o futuro


Crédito:Alf Ribeiro
Rosana defende que o jornalista precisa ter paixão pela profissão


A jornalista, que vem disseminando os princípios da Sustentabilidade em diversos veículos, diz que o debate é importante para todos, mas primordialmente para quem está começando na carreira. Para ela, é natural que no início as dúvidas e desânimos cresçam, especialmente por conta da realidade de mercado que se torna cada vez mais exíguo. No entanto, o papel do jornalismo acaba ganhando contornos maiores.
 
“O seminário abre a possibilidade de você ver vários aspectos do tema e de motivar as pessoas para uma profissão que, embora maltratada e desvalorizada, é salutar para sociedade e a gente precisa colocar isso na cabeça dos que estão chegando”, acrescenta Rosana.

A profissional destaca que todas as mudanças que vem ocorrendo na profissão e o quadro negativo de demissões se devem a uma grande evolução do mundo jornalístico com o direcionamento para o mundo online. Ela acredita que o jornalista deve explorar o lado multimídia e exercer o trabalho com paixão.

“Uma forma de você se firmar nesse mercado com uma representatividade é de fato buscar oportunidades na internet por meio das redes sociais, como blogs, ali você pode criar seu próprio espaço e tentar desenvolver algo”, acrescenta.

A jornalista pontua ainda que executivos e formadores de opinião tentam buscar a resposta sobre o que o profissional deve fazer para se manter num meio tão inconstante em que os veículos se encontram. Segundo ela, a imprensa está passando por uma crise grave, mas por consequência de um reposicionamento de mercado. “A extinção de determinados postos cria, inevitavelmente, outros postos em outros veículos e o jornalista tem que buscar afirmações nesses novos mercados”.

O mídia.JOR acontece nos dias 07, 08 e 09/10, no teatro da Aliança Francesa, em São Paulo (SP). O evento, realizado por IMPRENSA, é patrocinado pela Oi, com apoio da Aliança Francesa, Fenaj, Abert, Abradi, Aner e ANJ.

*Com supervisão de Vanessa Gonçalves