Estudantes ressaltam importância das discussões do mídia.JOR em suas formações

Edson Caldas* | 08/10/2013 16:00

O seminário internacional mídia.JOR, promovido por IMPRENSA até a próxima quarta-feira (9/10), conta com a presença de diversos estudantes em sua plateia – e os alunos não são apenas de jornalismo.


Crédito:Edson Caldas
Estudante de publicidade gostou das discussões sobre comunicação

Ana Carolina Rozza Schmidt, no segundo ano de publicidade e propaganda do Mackenzie, diz que a diversidade de informação é o que mais está a atraindo. “Estou achando o evento bem legal, os temas das palestras e debates estão diversos, há tanto [painéis] com biógrafos até com publicitários, que é o meu meio”, observa.


Crédito:Edson Caldas
Frederico Guttila gostou da troca de experiências com jornalistas tarimbados

A jovem afirma, além de publicidade, ser apaixonada por informação. Para ela, não se deve limitar-se a estudar somente o seu próprio curso. “O jornalismo sempre me atraiu bastante. Em publicidade, você cria para atingir o público. Através do jornalismo, você relata. A difusão desses dois – relatar e criar – está bem ligada. Para mim, o jornalismo complementa.”


Frederico Guttila, que está no terceiro ano do ensino médio, conta que vai prestar jornalismo no fim deste ano e, em razão disso, o mídia.JOR se faz fundamental. “Para mim, tem sido uma experiência muito bacana, ver pessoas que na área do jornalismo são muito conhecidas, que podem passar experiência para nós”, diz. “Abre uma porta para novos caminhos.”


O estudante relata sempre ter gostado muito de esporte, sobretudo de falar sobre ele. “Para mim, o jornalismo é a área mais centrada exatamente nisso, ir atrás das pessoas que trabalham nesse meio, conversar com elas, escrever sobre o que está acontecendo ou o que vai acontecer”, avalia. “Pensando nesses grandes eventos, começar agora pode abrir muitas oportunidades.”


Crédito:Edson Caldas
Jéssika Elizandra gostou de todos os debates


Jéssika Elizandra, estudante no terceiro ano de jornalismo da Unesp, gostou principalmente do debate sobre publicidade, que aconteceu na manhã desta terça-feira (8/10). “É um tema que não me interessa muito, mas eu achei [o painel] excelente. Os caras eram muito bons, me fizeram ver a importância do jornalismo na publicidade.”


“Estou achando muito bons os temas e os palestrantes”, diz a futura jornalista. “Só debatendo nossa profissão vamos conseguir resolver os problemas dela.”


O mídia.JOR acontece nos dias 07, 08 e 09/10, no teatro da Aliança Francesa, em São Paulo ( SP). O evento, realizado por IMPRENSA, é patrocinado pela Oi, com apoio da Aliança Francesa, Fenaj, Abert, Abradi, Aner e ANJ.


* Com supervisão de Vanessa Gonçalves


Leia também

"Os ódios estavam pulverizados", diz Fabio Pannunzio sobre agressões nas manifestações

- “A oportunidade do jornalista hoje está na internet”, opina Rita Lisauskas

- Diretor da AllTV modera painel sobre mercado de trabalho e considera o papel da emissora