Rádio Eldorado lança programa sobre desilusões amorosas com Fernanda Young

Maurício Kanno | 25/11/2013 16:00

A Rádio Eldorado inicia nesta quarta-feira (27/11) seu novo programa “Na Fossa”. A atração terá como foco discussões sobre amor e desilusões, apresentado pela escritora e roteirista Fernanda Young. Quadros de 15 minutos diários serão apresentados por ela, sempre às 18h45. 


Crédito:Divulgação
Fernanda Young, que começa programa sobre amor na Eldorado nesta quarta-feira
Fernanda Young, que começa programa sobre amor na Eldorado nesta quarta-feira

A parceria da rádio com Fernanda já era negociada há dois ou três anos, intensificando-se nos últimos seis meses. Em agosto, o programa havia sido divulgado, convidando internautas-ouvintes a enviarem suas histórias, mas a data de estreia só foi divulgada agora, três meses depois.

Já está confirmada a presença de cinco personalidades entrevistadas por ela: Erasmo Carlos, Lobão, Zizi Possi, Ângela Ro Rô e Marília Gabriela. “Faz sentido ter pessoas que cantam e compõem sobre o amor porque o programa terá também caráter musical”, explica o gerente artístico da Eldorado, Régis Salvarani. “Mas foi coincidência que a maioria dos primeiros [convidados] marcados tenham sido cantores.”

Segundo ele, nessa participação foi explorada a “personalidade muito forte” de Marília Gabriela e ela foi questionada se é quem toma a iniciativa da paquera. Perguntou-se a Lobão sobre as inspirações para algumas de suas músicas, como pela esposa ou antigas namoradas; também apareceu a história de sua paixão por Marina Lima, para a qual ele fez uma música que ela não gravou. 

Além dos famosos citados, foram gravadas entrevistas com alguns ouvintes da rádio, que ofereceram suas narrativas e foram selecionados. Destes, Salvarani disse apenas que houve “histórias tragicômicas, que fazem parte da vida de qualquer pessoa”. Cerca de duas músicas serão tocadas por programa, a critério da apresentadora, da produção do programa e dos convidados. 

Triste com graça
A respeito do tema do programa, o funcionário da Eldorado explica que, apesar de parecer triste, “o objetivo é trazer descontração e o bom humor da Fernanda, tendo as histórias tristes apenas como pano de fundo”. 

O gerente artístico da emissora argumenta que o assunto é muito presente na vida da grande maioria das pessoas. “Não fosse isso, grande parte da produção musical, livros e dramaturgia – inclusive de Fernanda – não girariam em torno disso.” 

Salvarani também lembra que programas sobre amor e romantismo são uma antiga característica de rádios populares, que incluíam tradução de letras e cartas de ouvintes. “Estamos atualizando com outro formato”, ressalta. 

Será a primeira incursão na rádio da escritora, que tem experiência como atriz, roteirista e apresentadora de televisão. Foi ela quem propôs o tema do programa; a princípio, a Eldorado buscava ter Fernanda como colaboradora, mas sem ainda saber o que seria apresentado por ela. 

“Achamos interessante tê-la todo dia na rádio em vez de uma vez semanalmente para obter mais visibilidade, ainda que apenas 15 minutos por dia”, explica Salvarani. Ele considera que seja um bom horário para chegar aos ouvintes que estão no trânsito, saindo do trabalho.  

IMPRENSA procurou Fernanda Young, mas ela se encontra no exterior para a entrega do prêmio Emmy, sem disponibilidade para entrevistas no momento.