Relançamento da Coleção "Fradim" homenageia o jornalista e cartunista Henfil

Edson Caldas* | 09/12/2013 15:45
Um dos cartunistas que mais usou seu trabalho para defender o fim da ditadura está de volta por meio de seus personagens. Após 25 anos da morte de Henrique de Sousa Filho — o famoso Henfil —, a organização Henfil - Educação e Sustentabilidade, em parceira com o Instituto Henfil, do Rio de Janeiro, relança a Coleção Fradim, que soma 31 revistas originalmente publicadas entre 1971 e 1980.

Crédito:Divulgação
Turma do Fradim está de volta com reedição das revistas

O objetivo é homenagear o artista e preservar a memória de seu trabalho, com tirinhas e histórias dos personagens Cumprido e Baixim, além dos também conhecidos Graúna, Bode Orelana e Capitão Zeferino. Ivan Cosenza de Souza, filho do cartunista, destaca a importância da obra. “É um resgate da história do trabalho dele, além de um resgate da própria história do país”, explica. “A revista do Fradim, junto com O Pasquim, eram ícones da resistência.”

Ele atribui a perenidade do trabalho do pai à visão que o artista tinha sobre a causa dos problemas, o que universalizada o conteúdo e a maneira como conseguia abordá-la de forma subjetiva. “Normalmente, as charges retratam as consequências. Ele [Henfil] fazia um desenho sempre de uma forma mais indireta”, compara. “Isso faz com que fique atual.”

Crédito:Divulgação
Revista podem ser compradas separadas ou em kits

Sob o selo especial “25 anos sem Henfil – ‘Morro, mas meu desenho fica’”, a iniciativa ganhou uma adicional “Edição 0”, que faz um apanhado geral de toda a coleção. Ivan já prepara um projeto para disponibilizar a coleção em bibliotecas e escolas, que podem ter suas aulas auxiliadas pelo material. “A charge é algo muito crítico, então é possível perceber o que estava acontecendo no momento, na situação política e social”, avalia.

Treze volumes já estão disponíveis para compra e mais cinco chegam ao mercado até o final do ano. A ideia é lançar todas as edições até o fim do primeiro semestre de 2014. Os exemplares estão disponíveis individualmente ou em kits no site da coleção.