“A arte de ouvir está sendo deixada de lado", diz Rosely Sayão, da BandNews FM

Danubia Paraizo | 30/01/2014 15:30
Nos últimos 24 anos, a comunicação e o trabalho de psicóloga e educadora têm andado juntos na carreira de Rosely Sayão. Ela que começou na imprensa escrevendo para o extinto Notícias Populares, hoje é colunista do jornal Folha de S.Paulo e rádio BandNews FM. Na emissora, também apresenta aos sábados, ao lado da jornalista Inês de Castro, o programa “Seus Filhos”.

Finalista do Troféu Mulher IMPRENSA na categoria “Comentarista ou colunista de rádio”, Rosely se diz muito grata com a indicação ao prêmio, a primeira em toda a sua carreira. “É muito gratificante perceber esse reconhecimento do meu trabalho. Só de ser indicada já é uma grande vitória”.

Crédito:Divulgação
Rosely Sayão é finalista na categoria "comentarista ou colunista de rádio"
Colunista da rádio desde sua fundação, em 2005, a psicóloga contou que o período em que clinicou foi muito importante para aprender a trabalhar com comunicação. Na época, aprendeu uma grande lição para quem deseja trabalhar como comunicador: saber ouvir.

“No dia a dia, a comunicação é um pouco mais complexa porque a arte de ouvir está sendo deixada de lado. Tentando conversar com as pessoas, é difícil se comunicar, porque elas têm um certo ponto de vista e sequer escutam o que o outro tem a dizer. A comunicação é um grande desafio”, comenta.

Ao longo dos últimos quase dez anos na BandNews, ouvir tem sido uma das principais missões de Rosely, que recebe inúmeros e-mails de ouvintes com dúvidas sobre a educação dos filhos. “É um trabalho muito em conjunto com a Inês de Castro. Proponho algumas pautas, mas os ouvintes participam bastante. Muitas das dúvidas acabam rendendo novos programas”.

Apesar da experiência e intimidade com o rádio, a profissional confessa que se surpreende com o alcance da plataforma.  “Quando assumi esse trabalho, não tinha ideia do alcance da rádio. Até hoje me surpreendo com isso. Em todo o Brasil, as pessoas têm acesso. Certo dia, me diverti muito com um taxista que veio me perguntar se eu era eu mesmo, porque ele me reconheceu pela voz”. 

O "Troféu Mulher IMPRENSA" é realizado e idealizado por IMPRENSA Editorial. Em 2014, a premiação celebra sua 10ª edição consecutiva, e vai homenagear as jornalistas que mais se destacaram em suas áreas de atuação em 2013. As votações vão de 14 de janeiro de 2014 até às 23h59 de 13 de fevereiro. Para mais informações e conhecer a lista de finalistas, clique aqui.

Leia também