“Nada é mais importante para a democracia do que a imprensa livre”, diz José Américo (PT/SP)

Danubia Paraizo | 25/11/2014 15:45
Durante a cerimônia da 11ª edição do Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo, na última segunda-feira (24/11), o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, o vereador e jornalista José Américo (PT) falou sobre a importância da instituição apoiar iniciativas que promovem o jornalismo investigativo. 

Crédito:Divulgação
Vereador José Américo é presidente da Câmara Municipal de São Paulo
“Acreditamos que nossa principal missão é promover a democracia na cidade e nada é mais importante para a democracia do que a imprensa livre, o jornalismo capaz de enfrentar o poder e expressar aquilo que está acontecendo verdadeiramente no País”.

À IMPRENSA, o político também lamentou o pouco espaço das grandes reportagens investigativas na mídia, mas reconheceu a excelência de matérias como “Sudão do Sul: A guerra esquecida”, de Adriana Carranca (O Estado de S. Paulo), ganhadora na categoria “Cobertura Internacional” do Líbero Badaró, e “A Batalha de Belo Monte”, de Marcelo Leite, Dimmi Amora e Morris Kachani(Folha de S.Paulo). 

“O jornalismo investigativo é o nervo principal da estrutura da comunicação. Infelizmente, as empresas jornalísticas têm investido muito pouco na área. O segmento é considerado caro. Reportagens como essas que foram premiadas, demandam tempo, investimento. O nosso jornalismo brasileiro é muito ligado no imediatismo. Procurar ir além das aparências tem ficado em segundo plano”.

Prêmio Líbero Badaró

Iniciativa da revista e portal IMPRENSA, com apoio da Câmara Municipal de São Paulo e de associações ligadas à liberdade de imprensa, o Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo visa estimular o desenvolvimento da imprensa brasileira, distribuindo R$ 72 mil aos melhores trabalhos jornalísticos do país, tanto de profissionais quanto de universitários.

A 11ª edição reconheceu as melhores matérias - veiculadas de 8 de abril de 2013 a 7 de abril de 2014 - em 10 categorias, mais duas categorias especiais: Grande Prêmio Líbero Badaró, à melhor matéria ou reportagem inscrita e Contribuição à Imprensa, que reconhecerá a contribuição à mídia brasileira feita por uma instituição, empresa ou pessoa física.