Após fim de parceria, Acerp e EBC brigam por equipamentos, veículos e prédio de associação

Redação Portal IMPRENSA | 20/01/2015 15:30

A Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp) levou à Polícia Civil do Rio de Janeiro e à Justiça uma divergência que tem com a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), informou o jornal O Estado de S. Paulo, nesta terça-feira (20/01).

Crédito:Reprodução
Empresas disputam patrimônio usado durante parceria

Após o fim da prestação de serviços da Acerp, contratada pelo Ministério da Educação para produzir a TV Escola, canal da pasta, a EBC, estatal ligada à Secretaria Social da Presidência da República, em dezembro de 2013, as duas reivindicam para si a guarda dos equipamentos comprados, veículos e do prédio de uma organização social de direito privado.


Segundo o jornal, desde o último sábado (17/01), carros com o emblema da EBC bloqueiam as portas do prédio da Acerp, para impedir que os funcionários saiam com os equipamentos.


Ao Estadão, o diretor-presidente da Acerp, Luiz Dolino, explicou que foi essa barreira que motivou o registro de um boletim de ocorrência e que o próximo passo deve ser pedir uma liminar na Justiça que obrigue a EBC a encerrar o bloqueio.


Dolino afirmou também o edifício foram pagos pela Acerp, bem como os equipamentos, importados com isenção fiscal. E que de acordo com o contrato, se a Acerp deixar de existir os bens dela retornam para a EBC ou para quem a União determinar.


A EBC, por outro lado, confirma que tem bloqueado a saída do prédio da Acerp, mas sem prejudicar a TV Escola. Segundo a estatal, a liberação das saídas está condicionada a comprovação da Acerp "de ter adquirido os bens com recursos próprios" e não da União ou deles estarem "ligados à produção da TV Escola", com autorização do MEC.


Leia também

- TVs comunitárias cobram fundo de financiamento e política de comunicação

- Funcionários da EBC fazem paralisação por aprovação de novo Plano de Carreiras

- Entidades divulgam dossiê sobre práticas antissindicais adotadas pela direção da EBC