Facebook negocia parceria do "Instant Article" com jornais brasileiros

Redação Portal IMPRENSA | 06/07/2015 14:00
O Facebook anunciou na última sexta-feira (3/6) que está negociando parceria com os principais jornais brasileiros para o projeto "Instant Article", no qual os veículos publicam suas notícias diretamente na rede social, sem a necessidade do usuário mudar de página.
 
Crédito:Reprodução
Jornais temem que a rede social ganhe importância exagerada na parceria

Segundo a Folha de S.Paulo, grandes veículos de comunicação do país, como Estadão, O Globo e a própria Folha já começaram a discutir a iniciativa com a Associação Nacional dos Jornais (ANJ). A principal resistência contra a medida seria a possibilidade de o Facebook ganhar uma "importância exagerada". 

"O risco é que o Facebook se torne uma camada privada da internet", disse o diretor de conteúdo do Estadão, Ricardo Gandour, durante o 10° Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). A adaptação às mídias digitais e a crise econômica são apontadas como barreiras para que a parceria dê certo. 

Fora do Brasil, o "Instant Article" funciona em modo teste desde maio deste ano. Dentre os veículos que já adotaram a medida estão The New York Times, The Guardian, BuzzFeed, Bild, entre outros. 


Leia também
"A sociedade não quer o jornalista militante, quer o jornalista neutro", diz Nelson Breve
Em vídeo, Roberto Saviano lamenta ausência na Flip e homenageia Tim Lopes
Revista alemã processa governo dos EUA por espionagem a jornalistas