Jornalista cria portal para reunir brasileiros que moram em diferentes partes do mundo

Lucas Carvalho* | 12/08/2014 16:15
A ideia de morar fora do Brasil pode ser assustadora para quem não tem informações sobre o seu futuro destino. Pensando nisso, um jornalista desenvolveu a plataforma Sem Fio que reúne brasileiros vivendo na Alemanha, Espanha, Irlanda, Suécia, Israel, Reino Unido, Japão e outros cantos do mundo para mantê-los conectados e compartilhando experiências na web. 

Crédito:Arquivo pessoal
Denis von Brasche criou plataforma para reunir vídeos de brasileiros no exterior

Denis von Brasche mora em Berlim, na Alemanha, desde 2010. Lá, ele teve a ideia de criar uma rede para unir brasileiros morando em diferentes países. Cada um desses colaboradores contribui com vídeos, postados periodicamente sobre um determinado tema, mostrando as características das cidades em que vivem.

“Logo que eu cheguei na Alemanha, tinha alguns programas [de TV] de viagem, mas nenhum que fosse feito pelos próprios jovens que estão morando fora do Brasil”, explica o jornalista. “Eu percebi que isso era superimportante para quem vai se mudar, porque é sempre bom ter alguém que já conhece para te ajudar e dar umas dicas”, acrescenta.

Entre os temas trabalhados no portal estão vídeos de brasileiros falando sobre bebidas, comida, cultura, esportes, língua, moda e até especiais, como “Copa do Mundo” e “Felicidade” de diferentes países. Denis admite que a ideia é semelhante a do programa “O Mundo Segundo os Brasileiros”, da TV Bandeirantes, do qual o próprio jornalista já participou.

“Todo mundo tem uma certa curiosidade pelas diferenças culturais e pela experiência em si de morar em outro país. Então a minha ideia era fazer isso, mas de uma maneira que fosse mais pessoal e autoral, que as pessoas fizessem e mostrassem elas mesmas, sem uma equipe de produção de um programa de TV pautando. [...] É uma coisa mais realista”, diz. 

O projeto já existe há dois anos e conta com 15 correspondentes ativos atualmente. Para participar, basta preencher um formulário e enviar um vídeo para o Sem Fio. Além do interesse em contribuir para o site, o colaborador deve ter algum conhecimento em filmagem e edição de vídeo. Denis diz que só dá uma “ajeitadinha final quando precisa”, além de cuidar da identidade visual. O conteúdo é livre e de inteira responsabilidade dos autores.
 
“Quando você vai morar fora, acaba virando ‘o estrangeiro’. Poder conectar brasileiros que são estrangeiros em várias partes do mundo pode ajudar as pessoas a lidarem melhor com a situação. [...] É gostoso ter esse sentimento de grupo, todo mundo mostrando como é e os problemas — que são os mesmos —, as vantagens e desvantagens de cada lugar”, conclui o jornalista.

Assista a um vídeo do projeto:


* Com supervisão de Vanessa Gonçalves

Leia também