Opinião: Goulart de Andrade retorna à TV com boa proposta

Fabio Maksymczuk | 14/11/2012 14:45
Na última segunda-feira (12/11), o veterano Goulart de Andrade retornou à TV. O jornalista de 80 anos agora comanda o interessante “Vem Comigo”, na TV Gazeta.
 
No programa de estreia, Goulart reprisou o documentário de 1988 sobre o Hospital Psiquiátrico do Juqueri. Na ocasião, o jornalista entrevistou os pacientes que enfrentavam transtornos mentais. Passados quase 25 anos, os depoimentos causam boas indagações nos dias atuais. Uma “interna” fez um panorama sobre o mundo político. “José Sarney e Quércia, tenham piedade e pena dos pobres. Abaixem o preço das coisas.... Quércia, cumpre as promessas. Não deixe as crianças com fome”, desabafou.  Ela ainda indagou sobre os baixos salários dos funcionários do Juqueri. Goulart questionou a entrevistada: “Você é doente mental?”. Afinal, quem é louco? Depois, Goulart encontrou a “interna” Dalva que soltou a voz. Cantou muito melhor em comparação a muitas artistas da atualidade. 
 
Durante a exibição do documentário, dados da inflação ganharam destaque no gerador de  caracteres. Em 1988, a inflação era de 900%. Em 2012, é de 6,5%.  
 
Após a exibição da longa e instigante reportagem, Goulart conversou, no estúdio, com quatro estudantes da Faculdade Cásper Libero. Esse é o mote do “Vem Comigo”. Os jovens terão que atualizar a pauta. Na próxima segunda (19/11), a equipe formada por uma repórter, um produtor jornalístico, uma produtora de audiovisual e um câmera  mostrarão como a saúde psíquica é tratada nos dias de hoje.
 
“Vem Comigo” trilha o caminho do “Profissão Repórter”. No programa da Rede Globo, Caco Barcellos ensina os “aprendizes”. Já na Gazeta, Goulart passará os seus conhecimentos à turma da Cásper. Interessante também a maior ligação entre a Faculdade e a TV Gazeta. 
 
Goulart de Andrade é um ícone da TV brasileira. Ele foi o precursor dos atuais “Conexão Repórter” e “A Liga”, por exemplo. Merece todo o nosso respeito.
 

Para ler outras opiniões do colunista, clique aqui.