“É mais importante o que você diz do que onde você diz”, afirma Fernando Luna

Danillo Oliveira* | 30/07/2012 13:15
Questões como o futuro do jornalismo e do jornal impresso rondam a profissão do jornalista Fernando Luna, diretor editorial da Trip Editora. 

Leia também

Em época de crise do Jornalismo, jornalistas e profissionais de comunicação enfrentam dúvidas quanto ao futuro do ramo. “Todo mundo está tentando entender o que está acontecendo”, diz Luna. As mudanças na área vêm ocorrendo desde a época da prensa de Gutenberg, diz o jornalista.

Mesmo com as transformações na mídia, o objetivo dos veículos de comunicação não muda, diz Luna. “[A comunicação integrada] É um assunto decisivo. O que mais falo é mais importante o que você diz do que onde você diz. Claro que qualquer marca ou veículo precisa estar em todas plataformas possíveis, mas não adianta estar em todo lugar se o que você tem a dizer não é relevante”, explica. Para Fernando, de nada vale estar em vários formatos “e esquecer a mensagem” proposta.

Luna não se inquieta com projeções sobre o fim do jornalismo. O desafio é descobrir um novo modelo de negócio, de produção. “É entender como [a comunicação integrada] funciona de maneira diferente, mas sendo fiel aos seus princípios; entender como você se comporta no veículo impresso mas também na internet. Tem que se adaptar aos novos formatos.”

O diretor editorial da Trip Editora participará do Painel II do mídia.JOR, abordando o tema "O desafio de ser relevante: como pensar a comunicação de forma integrada". Luna espera participar de um debate que ajudará a entender as incertezas da comunicação na era das transformações digitais. “Vai ser uma chance de trocar ideias de muitas pessoas que estão no ramo para, de algum jeito, ajudar a entender melhor essa época de transformações na área”, comenta.

Fernando Luna é diretor editorial da Editora Trip, onde é responsável por publicações impressas e digitais como Trip, Tpm, Gol, Audi, Itaú, C&A, Pão de Açúcar, Natura e Ambev, entre outras. Antes trabalhou na Editora Abril nas redações de Veja, Elle e Capricho.

* Com supervisão de Vanessa Gonçalves