Felipe Machado participa do midia.JOR e diz que a internet "transformou o jornalismo"

Mariana Rennhard* | 01/08/2012 17:10
O advento da internet tem se tornado um consenso entre os jornalistas quando o assunto é a mudança do jornalismo. Felipe Machado, diretor de mídias digitais do Diário de S. Paulo, considera que a web "foi responsável pelas maiores mudanças, porque ela transformou o próprio jornalismo ao reunir todas as mídias em uma única plataforma de distribuição".

Leia também
Felipe Machado é incisivo ao dizer que, “sem dúvida”, as maiores mudanças que o jornalismo vivenciou nos últimos tempos foram trazidas pela internet. “Agora não há mais TV, rádio ou jornal, mas todas essas possibilidades abertas para o mesmo profissional. O jornalista que antes tinha que optar por um tipo de carreira, agora vê aberto todas as carreiras ao mesmo tempo. É um pouco assustador, mas fascinante”, explica.

Para Felipe, há algo além da transformação da atividade jornalística e do trabalho do jornalista. “O que está em jogo é também o próprio modelo de negócios que nos financia, além da variedade de plataformas para as quais o jornalismo é e será produzido”. 

Ao ser perguntado sobre o que espera para o futuro da profissão, o diretor de mídias digitais do Diário de S. Paulo lança a pergunta “Quantas páginas tenho para publicar a resposta?”. Felipe tenta resumir o que pensa ao dizer que espera que o jornalismo continue tendo relevância e continue sendo a “instituição de maior credibilidade da sociedade civil”, e diz que isso “depende de nós”. Em termos técnicos, “acho que teremos uma integração cada vez maior entre informação e tecnologia, e também temos que estar preparados para isso. Temos que estar preparados para discutir a informação distribuída por redes sociais, por pessoas 'normais'”, diz Machado.

Felipe Machado trabalhou onze anos no Grupo Estado, onde atuou como editor de Multimídia e diretor da TV Estadão, sendo responsável por sua criação e implementação. Atualmente, é Diretor de Mídias Digitais do Diário de S. Paulo e da Rede Bom Dia, editor-chefe para a América Latina do site Fair Observer e assina o blog ‘Palavra de Homem’.

Ao lado de Ana Brambilla e Eliane Leme, Felipe Machado participará do Painel III do mídia.JOR, "Jornalismo digital: profissionais multifacetados, leitores participativos".

Ele considera que a profissão está vivendo um período de transição e, por isso, a discussão do evento é fundamental. “Todo encontro entre profissionais da mesma área é importante, mas o mídia.JOR tem uma relevância que, a meu ver, se acentua pela necessidade que temos de discutir os rumos da profissão em um período de transição. E é uma transição complexa, porque não trata apenas da atividade profissional, do trabalho do jornalista em si”, afirma.


Saiba mais sobre o mídia.JOR no site.

* Com supervisão de Vanessa Gonçalves