Pela primeira vez, reportagem em rádio vence o Prêmio Sebrae de Jornalismo

Danúbia Paraizo e Jéssica Oliveira | 14/08/2014 16:15
Na última terça-feira (12/08), a cerimônia de premiação do 6º Prêmio Sebrae de Jornalismo foi marcada por um fato inédito: pela primeira vez o rádio conquistou o "Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo", dedicado à melhor reportagem entre todas as premiadas. O trabalho agraciado foi a série "Os empreendedores do futuro - jovens que fazem o Brasil de amanhã", de Leandro Rodrigues, chefe de reportagem da rádio Bandeirantes AM 640 de Porto Alegre (RS). 

"Ver uma reportagem de rádio se destacar é um momento muito especial. É importante saber que o veículos está se reinventando e que honra o nome no meio. Quero agradecer ao pessoal da Bandeirantes AM, aos amigos e aos familiares",  disse Rodrigues, emocionado na sede do Sebrae, em Brasília (DF).
Crédito:Robson
Os vencedores do 6º Prêmio Sebrae de Jornalismo com Luiz Barretto e José Claudio dos Santos, do Sebrae, Sinval Leão, de IMPRENSA, e Ricardo Boechat
Ricardo Boechat, âncora do "Jornal da Band" e da rádio BandNews FM, foi o mestre de cerimônias. Durante a premiação ele fez questão de dar um depoimento pessoal sobre o papel do rádio, veículo que para ele voltou ao seu apogeu. "Em julho fiz 45 anos de profissão. Ouvi inúmeras vezes o fim do rádio. Mas ele não só voltou para o plano de frente da comunicação de massa, como tem ampliado significativamente o seu peso".

Além de "Radiojornalismo", foram entregues os prêmios das categorias "Jornalismo Impresso", "Telejornalismo", "Webjornalismo", "Fotojornalismo", "Reportagem Cinematográfica". O concurso reconheceu as melhores matérias veiculadas nos meios de comunicação sobre os micro e pequenos negócios. Foram 1.395 inscrições de todo o país, um crescimento de 9% em relação a 2013, e R$ 120 mil em prêmios.
Crédito:Robson Cesco
Em depoimento pessoal, Boechat declarou que rádio voltou ao seu apogeu
Luiz Barretto, presidente do Sebrae, destacou a participação dos jornalistas e o trabalho dos jurados em cada etapa. "Foram quase 1400 trabalhos inscritos. Chegar ao dia de hoje não foi fácil", disse. Para ele, esse é um dos fatores que demonstra como o tema faz parte do cotidiano da imprensa. “Todos sabem da importância desse segmento. [...] Nós temos de fato papel fundamental no desenvolvimento do país", afirmou. 

Além da vitória inédita do rádio, a sexta edição do concurso contou com outra novidade: o prêmio "Jornalista Parceiro do Empreendedor”, concedido ao profissional que se destacou como incentivador da pauta sobre o tema no país. "Queria agradecer o Sebrae, a equipe guerreira do Bom Dia Brasil", disse Vinicius Menezes, editor-chefe do "Bom Dia Brasil", da TV Globo. 

Para Boechat, reconhecer os profissionais dos bastidores que não necessariamente assinam a matéria ou aparecem no vídeo, mas abrem o espaço para o tema empreendedorismo, é uma iniciativa "meritória" do Sebrae. "O prêmio vai se aprimorando a cada ano", complementou Barretto.
Crédito:Robson Cesco
Para presidente do Sebrae, tema empreendedorismo já faz parte do cotidiano da imprensa brasileira
Os agradecimentos
"Jornalismo Impresso" foi a primeira categoria apresentada. No palco, o diretor de administração e finanças do Sebrae, José Claudio dos Santos, anunciou o prêmio à série "A Força dos pequenos", das jornalistas Flavia Maia e Sheila Oliveira, publicado no Correio Braziliense. "Queríamos agradecer as histórias dos empreendedores. Eles deixaram a nossa série mais especial", disse Flavia.

Em seguida, Santos anunciou o vencedor em "Radiojornalismo", categoria conquistada por Leandro Rodrigues. "É muito legal ver esse veículo que a gente tanto ama se reinventando a cada dia".

Em "Telejornalismo", o diretor de IMPRENSA, Sinval de Itacarambi Leão, apresentou o trabalho vencedor: "Adel- Empreendedorismo no sertão do Ceará", veiculada no "Globo Cidadania/Ação", da TV Globo. "Estamos muito orgulhosos por sermos reconhecidos numa matéria de empreendedorismo pelo Sebrae. Quero agradecer a todos da equipe e dizer que nada seria possível sem esses rapazes que estão mudando a vida de muita gente no sertão", afirmou o repórter Fernando David.

Ainda no palco, Leão anunciou também o vencedor em "Webjornalismo", categoria vencida pela reportagem "Lingerie tira mulheres do campo e faz polo virar realidade em Juruaia", da jornalista Samantha Silva, publicada no G1 Sul de Minas."Gostaria de agradecer o reconhecimento. Uma das melhores partes do jornalismo é contar histórias", disse.

Já na categoria "Fotojornalismo", a chefe da assessoria de imprensa do Sebrae nacional, Denise Chaves anunciou a escolha dos jurados: a foto que abre a matéria "O milagre dos peixes", de Ricardo Oliveira, jornal Amazonas Em Tempo, do Amazonas. "Quero agradecer aos colegas e ao Sebrae. Foram doze dias na busca para contar essa história", disse Oliveira.

Denise revelou também o vencedor da categoria "Reportagem Cinematográfica", prêmio que ficou com o cinegrafista Orlando Júnior, da TV Amazonas - AM, pelas imagens da série "Borracha - Apogeu e queda do ouro branco da Amazônia”. "Gostaria de agradecer primeiramente a Deus, a minha esposa e ao Sebrae, que pôde abrir essa categoria para gente. O repórter cinematográfico geralmente não recebe os louros. E agradecer também a toda a nossa equipe", disse.
Crédito:Robson Cesco
Cerimônia aconteceu na sede do Sebrae, em Brasília (DF)
Confira a galeria do evento:




Leia também