"Atrás do ambulante existe uma estrutura sofisticada de crime organizado", diz Vismona

Guilherme Athaide | 18/05/2015 11:51


"Muitas pessoas se comovem com a figura do camelô, mas poucos sabem que atrás do vendedor ambulante existe uma grande estrutura sofisticada de crime organizado". A declaração foi feita por Edson Luiz Vismona, presidente do Fórum Nacional de Pirataria e Ilegalidade, durante a Oficina Fronteiras Cruzadas, realizada por IMPRENSA, nesta segunda-feira (18/5).

Crédito:Guilherme Athaide
Edson Luiz Vismona debate sobre crime organizado e pirataria

O órgão é uma associação formada por empresas e sindicatos e tem o objetivo de unir esforços de setores empresariais contra a pirataria e falsificação. Representando uma das entidades organizadoras da oficina, Vismona apresentou cenários que vão além do consumidor final. “O poder público também é um grande comprador de pirataria, licitando produtos originais como cartuchos de impressão e canetas e comprando outros ilegais”.

Pesquisas levantadas pelo Fncp mostraram dados alarmantes. Um deles expôs que apenas 2900 funcionários do governo do Brasil fiscalizam as fronteiras. "É pouquíssimo para um território brasileiro por diminuir o risco ao criminoso”, explicou Vismona. Ele destacou também a importância da Oficina, que, em sua visão, serve para “movimentar os profissionais de mídia na preocupação com esse problema”.



Sobre as Oficinas Fronteiras Cruzadas

IMPRENSA Editorial leva a São Paulo e Brasília uma oficina especial sobre a cobertura jornalística do contrabando e de outras atividades ilegais no Brasil. A ação FRONTEIRAS CRUZADAS promove o aperfeiçoamento profissional de jornalistas que cobrem esses temas por meio do networking, de orientação técnica e ética, e da apresentação de iniciativas midiáticas bem-sucedidas que minimizaram os impactos destes problemas na sociedade.

Serviço
Oficina Fronteiras Cruzadas em Brasília
Data: 25/05/2015
Local: Escola Superior de Advocacia – OAB-DF
End.: SEPN 516, Bloco B, Lote 7, Asa Norte, Brasília-DF
Horário: das 9h00 às 13h00