Briga entre Zero Hora e jornalistas continua

Coletiva.net | 12/05/2005 09:20
Em reunião realizada hoje à tarde entre o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Rio Grande do Sul, José Carlos Torves, e o responsável pelos assuntos jurídicos do Grupo RBS, Ary dos Santos, ficou acordado que Zero Hora analisará a reclamatória apresentada contra o jornal para pagamento de horas extras aos profissionais, que cumprem jornadas superiores às cinco horas remuneradas. No encontro, o Sindicato apresentou as reivindicações que integram a ação trabalhista, cujo teor também fora esclarecido, na última segunda-feira, para mais de 80 jornalistas da redação de ZH.

Segundo Torves, a direção da empresa comprometeu-se a analisar o conteúdo da ação reclamatória e deverá manifestar uma posição em relação ao assunto até esta sexta-feira, ao meio-dia, prazo estabelecido pela entidade na condição de representante da categoria. A expectativa é que a RBS apresente uma contraproposta para a reclamatória, o que levaria a negociações extra-judiciais. Se isto não ocorrer, o Sindicato ajuizará normalmente a ação trabalhista junto à 3ª Vara do Trabalho de Porto Alegre.

A direção da RBS não quis se pronunciar sobre a negociação com o sindicato nem sobre as denúncias de irregularidades da carga horária dos jornalistas.