Conheça os vencedores do VI Prêmio Imprensa Embratel

Redação Portal Imprensa | 07/10/2004 04:42

Prêmio Barbosa Lima Sobrinho 

A reportagem Kuarup / Xingu, de autoria de Ivaci Matias, Cristina Piasentine e José Henrique, foi a grande vencedora da noite de entrega dos troféus do Prêmio Imprensa Embratel deste ano ao levar o Grande Prêmio Barbosa Lima Sobrinho.

Telecomunicações - mídia especializada

Eduardo Vieira, com a reportagem "Perdemos o controle?", matéria publicada na revista Info Corporate, que mostra os riscos e custos que o correio eletrônico representa para as empresas.

Telecomunicações - mídia não especializada

Elvira Lobato e Mario César Carvalho, da Folha de São Paulo , com "Teles negociam compra da Embratel para subir preços", aborda documentos apreendidos pela polícia que revelaram a estratégia de consórcio formado pelas empresas de telefonia fixa para comprar a Embratel.

Correspondente estrangeiro

Klaus Weidmann, da Ard - Televisão Pública da Alemanha, com a reportagem "A Descobridora de escravos", que acompanha, no Pará, uma batida policial com a representante do Ministério do Trabalho, cujo objetivo foi o de localizar trabalhadores escravos.

Jornalismo cultural

José Hamilton Ribeiro, representado por Ivaci Matias, com "Música caipira", veiculada no programa Globo Rural, que conta como surgiu a música sertaneja no interior de São Paulo e a importância dela na indústria fonográfica.

Reportagem esportiva

Helvídio Mattos e José Trajano, com "300 anos de futebol", da ESPN Brasil, que conta as histórias e glórias de três clubes cariocas:  América, Bangu e Botafogo, que completaram 100 anos.

Rádio

Márcio Pessoa, da Rádio FM Cultura de Porto Alegre, com a reportagem "Empresas financeiras: o alto preço da facilidade", que retrata o drama de pessoas endividadas com financeiras, relacionado com o cenário das altas taxas de juros.

Fotografia

Márcio Rodrigues da agência Fotocom.net, com a foto publicada no jornal Extra, sob o título "Vôo para a morte", documentou a tragédia na prova de Stock Car, em Mato Grosso do Sul, quando o piloto bateu  e saiu da pista, atropelando um estagiário de fotografia de 19 Anos, que morreu no hospital.

Televisão

José Raimundo, com "Mata atlântica", série exibida no Jornal Nacional, que comprova a destruição de 93% das reservas, o tráfico de animais silvestres e a ocupação de metade do que resta da floresta por propriedades particulares. Mostra ainda a implantação de corredores ecológicos na Serra do Mar.

Responsabilidade social

Vanessa Di Sevo, com a reportagem "Lixo: experiência para o resgate da cidadania", veiculada na Rádio CBN de São Paulo, que narra a história de pessoas que buscavam sustento nos aterros e que se tornaram recicladores do lixo.

Jornais e revistas

Andrei Meireles, Diego Escosteguy, Gustavo Krieger e Nelito Fernandes, com "Caso Waldomiro Diniz", publicado na revista Época. Eles denunciam o homem que, com cargo de confiança no governo federal, havia cobrado propina e doações de campanha de bicheiros no Rio de Janeiro.

Jornalismo investigativo

Eduardo Faustini e Frederico Neves, com a matéria "Máfia dos Salvados", realizada com câmera oculta e que revela o esquema de venda irregular de carros sinistrados. A reportagem, exibida no Fantástico, denuncia o esquema que alimenta a indústria do roubo e furto de automóveis.

Vencedores Regionais

Região Norte

Ana Célia Ossame e Lúcia Carla Gama, repórteres do jornal A Crítica, com a matéria "Nós Amazonenses", que faz um perfil da população de 16 municípios do interior para mostrar como os amazonenses são um povo heterogêneo, além de contar como enfrentam as dificuldades e as deficiências dos serviços públicos.

Região Centro-Oeste

Vera Carpes, TV Justiça/TV Cultura (DF), com a matéria "Juizados especiais federais - Jalapão I e II"; que revela o contraste entre as belas paisagens naturais do Jalapão, no Tocantins, e a triste realidade do povo pobre que vive naquela região. A reportagem acompanhou o trabalho de assistência de uma equipe do Juizado Federal Itinerante .

Região Nordeste

Ciara Carvalho e equipe de 10 repórteres e quatro fotógrafos do Jornal do Commercio, do Recife, com a reportagem "Anatomia da violência", que mostra a realidade que transformou Pernambuco no estado campeão de homicídios do País.

Região Sul

Carolina Bahia e Carlos Etchichury, com "Retalhos do Brasil", publicada no Jornal Zero Hora. Conta o que aconteceu com 12 meninos que há 10 anos foram notícia no jornal por que moravam nos esgotos de Porto Alegre.

Região Sudeste

Priscylla Almawy, com a série de reportagens "Filhos da Violência", do jornal O Dia, que desvenda o drama de crianças e adolescentes nas comunidades carentes do Rio de Janeiro, vítimas do tráfico.