Edna de Mello Silva
Universidade Federal do Tocantins - UFT / TO
 

Trabalhei quase 10 anos em universidades particulares e estou há dez anos no serviço público, sempre em docência de ensino superior em cursos de Jornalismo.

Nas universidades particulares o grande problema é a instabilidade do emprego. É difícil para um professor de particular ter um trabalho contínuo dentro de uma disciplina. O professor tem que se adaptar a novas disciplinas a cada semestre, sempre com a insegurança de não ter seu contrato renovado no final. Apesar de haver bons laboratórios nas particulares, nem sempre há técnicos disponíveis. O professor horista também tem dificuldade de fazer pesquisa e acaba tendo que investir em sua qualificação do próprio bolso, sempre com receio de desagradar o patrão.

Nas universidades públicas o professor tem estabilidade no emprego, mas têm poucas condições de trabalho. Os laboratórios não são adequados e há poucos técnicos disponíveis. Há também a exigência de produtividade em pesquisa e atividades de extensão. O problema é que as pesquisas necessitam de financiamento, de recursos. O jornalismo é um campo que vivencia a influência da tecnologia e o docente precisa estar atualizado com estas novas ferramentas. No entanto, nem sempre há sensibilidade dos gestores para a especificidade de nossa área. Quando há investimento em laboratórios, não se pensa que também será necessário ter apoio técnico e manutenção dos equipamentos. Isso gera em muitas universidades laboratórios defasados e muitos equipamentos sem uso. Ex. Camêra fotográfica com disquete.

A meu ver, o campo da comunicação precisa se renovar e estar a frente do mercado. No momento, as pesquisas do Jornalismo se preocupam em estudar os fenômenos que já estão em curso, frutos da implementação de projetos no mercado. No entanto, formaríamos profissionais mais criativos se pudéssemos trabalhar com o conceito de Laboratório de Pesquisa, onde os estudantes pudessem exercitar novos formatos, novas linguagens e procurar alternativas ao que já temos hoje consolidado no mercado. Esse será o desafio da universidade do futuro. Já sabemos o que deu certo, mas temos dificuldade com o novo. E o jovem dialoga muito com o novo. Os jornalistas do século XXI serão desafiados a se reinventar constantemente e devem estar abertos às mudanças.

 
 
 
 
“Sinto como se estivesse caminhando nas nuvens”, diz Alexandre Barbosa, homenageado na categoria Coordenador de Jornal Laboratório “Lecionar transformou a minha vida”, diz Felipe Harmata, homenageado na categoria Professor Universitário
“É um super incentivo”, diz Renata Giraldi professora homenageada na categoria Orientadora de TCC Após vencer bullying, Lawrenberg Silva é o homenageado na categoria “Professor Universitário” da região Centro-Oeste

Professor IMPRENSA divulga docentes e eventos de Comunicação eleitos na 3ª edição Professor IMPRENSA divulga os Coordenadores de jornal laboratório mais admirados do Brasil Professor IMPRENSA divulga os eventos e semanas de comunicação mais admirados do Brasil
Professor IMPRENSA divulga os Orientadores de TCC mais admirados do Brasil “É um reconforto para seguir defendendo o potencial transformador da educação”, afirma Michele Amorim Becker sobre o Professor IMPRENSA “É um prazer imenso poder contribuir para que a profissão seja reconhecida”, afirma a professora Edna de Mello Silva
“As semanas acadêmicas são um espaço privilegiado para a discussão”, afirma James Dadan “É importante instigar os alunos a uma reflexão sobre a comunicação como processo”, afirma Júlia Centurião “Sei bem o quanto batalhamos na formação de nossos alunos”, ressalta Fredy Cunha
“A educação precisa estar ligada ao pensamento crítico”, analisa Heloíza Reis Região Centro-Oeste celebra indicações ao 3.º Prêmio Professor IMPRENSA “Tornar-me professor foi a decisão mais importante da carreira”, afirma Alexandre Barbosa
"É a recompensa que nos motiva a continuar nesse processo de formar cidadãos e profissionais", destaca Roni Muraoka "Não poderia receber presente melhor", diz Fabíola Moura indicada ao Professor IMPRENSA Descubra as semelhanças entre os eventos de comunicação pelo Brasil
“Sala de aula é construção”, afirma o professor Washington Filho Universidades apostam em novos formatos de eventos para atrair alunos Professor IMPRENSA divulga prévia de votos de sua 3ª edição
Professor IMPRENSA
lança 3ª edição com
novas categorias
“Este reconhecimento reafirma o nosso compromisso de fazer um ensino de Jornalismo de qualidade”, comenta o professor Lawrenberg Advincula
 
 
Portal IMPRENSA
Notícias Revista IMPRENSA IMPRENSA Mídia

IMPRENSA na TV

Eventos Oficinas Anuncie Contato
Home Home Home Programas Home Cursos Home Editora
Opinião Assine Edição do Mês Canal no Youtube Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo Conheça + Portal IMPRENSA Redação
Especiais Edição do Mês     Prêmio SEBRAE de Jornalismo Descontos Revista IMPRENSA  
PR Newswire Acervo IMPRENSA     Troféu Mulher IMPRENSA Regulamento IMPRENSA Mídia  
        Fórum Água em Pauta Contato    
        Fórum Liberdade de Imprensa      
        Fórum AIDS e o Brasil      
        Mídia.JOR      

Imprensa Editorial Ltda.
www.portalimprensa.com.br | Tel 011 3729-6300
São Paulo/SP