Fernanda Iarossi
Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – FAPCOM / SP
 

Lidar com o avanço do digital e da relação pessoal (dos alunos) com ferramentas digitais parecem urgentes. Como no mercado é cada vez mais comum o celular fazer gravações de áudio, vídeo, fotografar, lidar com esta realidade para criar pautas, pensar em narrativas multimídia e repensar os manuais de redação dos meios como rádio, jornal diário e revista sempre suscita grandes discussões. Além de sempre conectar as rotinas em sala de aula com estes avanços, um outro grande desafio é incentivar o faro jornalístico – a constante curiosidade dos estudantes por perguntar, pesquisar, buscar novos ângulos. Isso porque há um comodismo na facilidade de contato e de acesso a dados, que muitas vezes não são confiáveis. E isso pode gerar uma ilusão de que basta estar full time conectado, ter grande rede social no universo digital (seguidores, curtidas, comentários e etc.) que você consegue boas fontes, personagens interessantes. O que quero destacar que isso é importante atualmente, mas o bom e velho “gastar sola de sapato” em locais não digitais tem tudo a ver com a qualidade de boas narrativas jornalísticas. O ir atrás parece cada vez mais distante diante deste comodismo digital. Reforçar que o repertório pessoal é um diferencial, não importa em qual formação acadêmica, é outro desafio, já que disciplinas aparentemente distantes do “fazer jornalismo” despertam desinteresse – bom jornalista, tem que saber (ou se interessar em aprender cada vez mais ou melhor) história, filosofia, sociologia, arte, estética e etc. Como também a área da Comunicação não tem grande e sólida tradição no imaginário dos jovens universitários de formar pesquisadores, incentivar a produzir projetos de pesquisa (iniciação científica, TCC e etc.) ou participação em eventos acadêmicos (Semanas de Comunicação, congressos, simpósios e etc.) mostra-se como um grande desafio.

 
 
 
 
“Sinto como se estivesse caminhando nas nuvens”, diz Alexandre Barbosa, homenageado na categoria Coordenador de Jornal Laboratório “Lecionar transformou a minha vida”, diz Felipe Harmata, homenageado na categoria Professor Universitário
“É um super incentivo”, diz Renata Giraldi professora homenageada na categoria Orientadora de TCC Após vencer bullying, Lawrenberg Silva é o homenageado na categoria “Professor Universitário” da região Centro-Oeste

Professor IMPRENSA divulga docentes e eventos de Comunicação eleitos na 3ª edição Professor IMPRENSA divulga os Coordenadores de jornal laboratório mais admirados do Brasil Professor IMPRENSA divulga os eventos e semanas de comunicação mais admirados do Brasil
Professor IMPRENSA divulga os Orientadores de TCC mais admirados do Brasil “É um reconforto para seguir defendendo o potencial transformador da educação”, afirma Michele Amorim Becker sobre o Professor IMPRENSA “É um prazer imenso poder contribuir para que a profissão seja reconhecida”, afirma a professora Edna de Mello Silva
“As semanas acadêmicas são um espaço privilegiado para a discussão”, afirma James Dadan “É importante instigar os alunos a uma reflexão sobre a comunicação como processo”, afirma Júlia Centurião “Sei bem o quanto batalhamos na formação de nossos alunos”, ressalta Fredy Cunha
“A educação precisa estar ligada ao pensamento crítico”, analisa Heloíza Reis Região Centro-Oeste celebra indicações ao 3.º Prêmio Professor IMPRENSA “Tornar-me professor foi a decisão mais importante da carreira”, afirma Alexandre Barbosa
"É a recompensa que nos motiva a continuar nesse processo de formar cidadãos e profissionais", destaca Roni Muraoka "Não poderia receber presente melhor", diz Fabíola Moura indicada ao Professor IMPRENSA Descubra as semelhanças entre os eventos de comunicação pelo Brasil
“Sala de aula é construção”, afirma o professor Washington Filho Universidades apostam em novos formatos de eventos para atrair alunos Professor IMPRENSA divulga prévia de votos de sua 3ª edição
Professor IMPRENSA
lança 3ª edição com
novas categorias
“Este reconhecimento reafirma o nosso compromisso de fazer um ensino de Jornalismo de qualidade”, comenta o professor Lawrenberg Advincula
 
 
Portal IMPRENSA
Notícias Revista IMPRENSA IMPRENSA Mídia

IMPRENSA na TV

Eventos Oficinas Anuncie Contato
Home Home Home Programas Home Cursos Home Editora
Opinião Assine Edição do Mês Canal no Youtube Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo Conheça + Portal IMPRENSA Redação
Especiais Edição do Mês     Prêmio SEBRAE de Jornalismo Descontos Revista IMPRENSA  
PR Newswire Acervo IMPRENSA     Troféu Mulher IMPRENSA Regulamento IMPRENSA Mídia  
        Fórum Água em Pauta Contato    
        Fórum Liberdade de Imprensa      
        Fórum AIDS e o Brasil      
        Mídia.JOR      

Imprensa Editorial Ltda.
www.portalimprensa.com.br | Tel 011 3729-6300
São Paulo/SP