Safira Geovanna Sousa Rabêlo
Faculdade Estácio de São Luís / MA
 

Ao analisar todo o contexto e realidade que envolve o cenário docente nos cursos de Comunicação Social, posso citar como um dos maiores desafios encontrados uma grande dificuldade de leitura, análise e interpretação textual que grande maioria dos discentes possui.

Essa dificuldade, na maioria das vezes, atrapalha o processo lógico na ordenação das ideias, quando os mesmos sentem dificuldade em relacionar a teoria com a prática, por meio de um raciocínio lógico. Ainda há uma dificuldade muito grande no uso adequado da gramática normativa da Língua Portuguesa.

Acredito que deve ocorrer uma mudança emergencial nos PPCS das faculdades, visto que haja uma contextualização mais adequada ao contexto social, econômico e político no ambiente interno e externo que a IES está localizada, visto que o Curso de Comunicação Social deve oferecer aos discentes uma educação de qualidade e integradora, respeitando o aluno em todos seus aspectos. O modelo de educação empregado deve está atualizado ao contexto e realidade das escolas, faculdades e universidades, sendo pautado na educação transformadora, sendo diagnóstica e formativa.

Nesse contexto, é essencial o desenvolvimento dos pilares dos conhecimentos, os quais são fundamentais na formação holística do indivíduo, como o aprender a conhecer, o aprender a fazer, o aprender a conviver e o aprender a ser, sendo primordial trabalhar de maneira conjunta com os saberes e as competências.

Deve-se explorar os aspectos de práticas pedagógicas, sendo que devem ser frequentemente reavaliadas e atualizadas, buscando-se sempre resultados, quando todas as esferas da gestão acadêmico-administrativa, desde a coordenação do curso até o corpo docente, devem assumir o compromisso de maneira integrada para se atingir os objetivos.

Ainda no contexto dos cursos de Comunicação Social, é essencial o uso da flexibilidade para acompanhar as mudanças e necessidades da área, sendo que o ensino não deve ser limitado apenas aos aspectos técnicos e sim existir uma articulação que envolva a formação integral do aluno com a formação dos saberes técnicos e instrumentais.

Outro grande desafio é que os cursos de Comunicação Social devem passar por uma espécie de adaptação no que se refere à nova realidade do campo de atuação, visto que atualmente, não engloba-se apenas o mercado tradicional, aquele que era restrito apenas às agências de publicidade e propaganda , aos veículos de comunicação e fornecedores. Houve um considerável crescimento do mercado informal, do digital, do empreendedorismo e terceiro setor.

Percebe-se ainda como um grande entrave nos cursos de Comunicação Social aspectos relativos à formação e qualificação do corpo docente, quando em algumas situações há casos de docentes com uma grande experiência no mercado, mas sem conhecimento e prática acadêmica.

 
 
 
 
“Sinto como se estivesse caminhando nas nuvens”, diz Alexandre Barbosa, homenageado na categoria Coordenador de Jornal Laboratório “Lecionar transformou a minha vida”, diz Felipe Harmata, homenageado na categoria Professor Universitário
“É um super incentivo”, diz Renata Giraldi professora homenageada na categoria Orientadora de TCC Após vencer bullying, Lawrenberg Silva é o homenageado na categoria “Professor Universitário” da região Centro-Oeste

Professor IMPRENSA divulga docentes e eventos de Comunicação eleitos na 3ª edição Professor IMPRENSA divulga os Coordenadores de jornal laboratório mais admirados do Brasil Professor IMPRENSA divulga os eventos e semanas de comunicação mais admirados do Brasil
Professor IMPRENSA divulga os Orientadores de TCC mais admirados do Brasil “É um reconforto para seguir defendendo o potencial transformador da educação”, afirma Michele Amorim Becker sobre o Professor IMPRENSA “É um prazer imenso poder contribuir para que a profissão seja reconhecida”, afirma a professora Edna de Mello Silva
“As semanas acadêmicas são um espaço privilegiado para a discussão”, afirma James Dadan “É importante instigar os alunos a uma reflexão sobre a comunicação como processo”, afirma Júlia Centurião “Sei bem o quanto batalhamos na formação de nossos alunos”, ressalta Fredy Cunha
“A educação precisa estar ligada ao pensamento crítico”, analisa Heloíza Reis Região Centro-Oeste celebra indicações ao 3.º Prêmio Professor IMPRENSA “Tornar-me professor foi a decisão mais importante da carreira”, afirma Alexandre Barbosa
"É a recompensa que nos motiva a continuar nesse processo de formar cidadãos e profissionais", destaca Roni Muraoka "Não poderia receber presente melhor", diz Fabíola Moura indicada ao Professor IMPRENSA Descubra as semelhanças entre os eventos de comunicação pelo Brasil
“Sala de aula é construção”, afirma o professor Washington Filho Universidades apostam em novos formatos de eventos para atrair alunos Professor IMPRENSA divulga prévia de votos de sua 3ª edição
Professor IMPRENSA
lança 3ª edição com
novas categorias
“Este reconhecimento reafirma o nosso compromisso de fazer um ensino de Jornalismo de qualidade”, comenta o professor Lawrenberg Advincula
 
 
Portal IMPRENSA
Notícias Revista IMPRENSA IMPRENSA Mídia

IMPRENSA na TV

Eventos Oficinas Anuncie Contato
Home Home Home Programas Home Cursos Home Editora
Opinião Assine Edição do Mês Canal no Youtube Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo Conheça + Portal IMPRENSA Redação
Especiais Edição do Mês     Prêmio SEBRAE de Jornalismo Descontos Revista IMPRENSA  
PR Newswire Acervo IMPRENSA     Troféu Mulher IMPRENSA Regulamento IMPRENSA Mídia  
        Fórum Água em Pauta Contato    
        Fórum Liberdade de Imprensa      
        Fórum AIDS e o Brasil      
        Mídia.JOR      

Imprensa Editorial Ltda.
www.portalimprensa.com.br | Tel 011 3729-6300
São Paulo/SP