Sérgio Czajkowski Jr.
Universidade Positivo / PR
 

Desafios com relação ao mercado publicitário
O que as pessoas muitas vezes questionam, e isso é fato, as pessoas falam que a publicidade vai acabar, que a nossa profissão vai acabar. Não é que nossa profissão vai acabar. O publicitário, o comunicólogo, no meu caso, tem que se adaptar a uma realidade diferente daquela que eu porventura estudei. Eu lembro que quando eu estudava, eu me formei em Publicidade, sou formado em Direito também – me formei em Direito em 2001, Publicidade em 2002 – a nossa realidade era muito diferente. No meu TCC, por exemplo, a única menção à internet foi um banner que nós criamos, porque em 2002 isso foi considerado uma coisa super avançada.

Então o que hoje a gente nota é que as agências não são mais corretoras de anúncios. As agências têm que se transformar em empresas de comunicação integrada, empresas de solução. Eu acho que este é o grande safio. Os cursos de Publicidade precisam ter uma maneira de enxergar essa realidade.

E como eu trabalho mais as matérias ligadas ao planejamento estratégico, pesquisa, marketing, comportamento do consumidor, eu trabalho a tecnologia também no curso de Administração, análise das organizações. Sou o homem, que eu brinco, do back office. Mas o que eu noto é isso, que a publicidade tem que enxergar esse novo mundo onde as pessoas não querem mais comprar produtos pura e simplesmente, as pessoas querem solução para os problemas.

O mundo está se desmaterializando. Hoje você percebe que uma empresa como o Uber tem um valor maior que a Petrobras, por exemplo. A gente está na sexta revolução industrial, na sexta onda de inovação. Então, a gente mudou a maneira de enxergar a realidade, mas a publicidade tem que continuar.

O aluno que vem para o curso de Comunicação não pode mais focar única e tão somente em uma carreira. Ele vai imaginar que vai ser diretor de arte olha a coisa que tem que estudar sobre direção de arte. Negativo. Ele tem que ter uma visão holística, tem que conhecer direção de arte, mas tem que saber pelo menos o mínimo de atendimento, o mínimo de planejamento, o mínimo enfim de várias áreas que fazem parte da Comunicação. E conhecer outras áreas correlatas como Jornalismo, Relações Públicas, a parte de Eventos, que é muito importante hoje em dia logicamente. Então é isso, ter uma visão holística.

A grande sacada, a grande solução para os cursos de Comunicação hoje é que eles continuem vitais para a sociedade, como de fato são. É que eles enxerguem a comunicação como algo a mais, como algo holístico, não simplesmente como nós enxergávamos no passado, como uma peça publicitária pura e simplesmente.

O desafio pessoal
Eu acho que o principal desafio que eu vejo hoje, e aquilo que eu tenho pra minha vida, é que a gente tem que, enquanto professor, estimular os alunos. Eu brinco com os meus alunos sempre que dentro de mim mora um calouro, aquele calouro que nunca perde o brilho nos olhos. Eu acho que para a gente conseguir fazer com que os nossos alunos nos cursos de Comunicação continuem sempre acreditando em algo maior, em algo melhor, é isso. É chegar na sala de aula entusiasmado. Afinal de contas, a gente faz aquilo que a gente ama, ou pelo menos deveria amar. Porque eu digo o seguinte: sala de aula só tem que estar lá quem realmente ama aquilo que faz. Eu sempre disse isso. Eu cheguei a ser funcionário público e fiz outras coisas antes de me dedicar integralmente à docência. E hoje eu falo assim: eu não só simplesmente estou professor, eu sou professor de coração e alma. Eu faço aquilo que eu amo e eu procuro mostrar isso para os alunos.

Chegar na sala de aula entusiasmado, feliz, sempre com boas energias. No meu caso, especificamente, eu teria uma série de motivos para não fazer isso. Afinal de contas, os meus alunos sabem que eu sou acometido de uma doença, digamos assim, incurável. Ela é o meu casamento e acabou me causando uma série de problemas. O que aconteceu comigo nestes últimos anos, além de ter sido obrigado a raspar o cabelo, que eu perdi ao longo do tratamento, eu tive uma série de problemas, fui internado, em 2013 tive que tirar dois cistos, tive abscesso, hemorragia interna, fiquei 20 dias afastado, tive princípio de trombose interna – quase fiquei sem a perna esquerda – depois tive que fazer o tratamento em 2014. Tive uma série de problemas, cheguei a passar mal em aula, vomitei no estúdio.

Hoje, logicamente, com o tratamento e com o carinho deles [alunos], acabei superando tudo isso. E o que eu digo pros alunos é que eu teria todos os motivos pra ser uma pessoa amarga, afinal de contas, tenho que ir ao hospital a cada dois meses, fazer exame de sangue, o tratamento não é fácil, muitas vezes tem que ficar internado. E o que eu digo para os alunos é que graças ao bom Deus eu tenho um dom, o de nunca perder o sorriso. Por mais dificuldades que eu tenho, a minha grande “arma” é o sorriso. Chegar com boas energias, com bom humor, isso ganha as pessoas. Você tem que ganhar as pessoas pela alegria.

Se eu não chegar um dia na sala de aula feliz, como sempre chego às 8 da manhã para dar aula, tem alguma coisa errada comigo e o aluno percebe isso, sabe disso. Eu acho que netão a grande situação seria essa. O desafio é a gente conseguir estimulá-los e eu praticamente os estimulo assim, mostrando que estou ali de boa vontade, que eu realmente quero alguma coisa melhor para eles.

 
 
 
 
“Sinto como se estivesse caminhando nas nuvens”, diz Alexandre Barbosa, homenageado na categoria Coordenador de Jornal Laboratório “Lecionar transformou a minha vida”, diz Felipe Harmata, homenageado na categoria Professor Universitário
“É um super incentivo”, diz Renata Giraldi professora homenageada na categoria Orientadora de TCC Após vencer bullying, Lawrenberg Silva é o homenageado na categoria “Professor Universitário” da região Centro-Oeste

Professor IMPRENSA divulga docentes e eventos de Comunicação eleitos na 3ª edição Professor IMPRENSA divulga os Coordenadores de jornal laboratório mais admirados do Brasil Professor IMPRENSA divulga os eventos e semanas de comunicação mais admirados do Brasil
Professor IMPRENSA divulga os Orientadores de TCC mais admirados do Brasil “É um reconforto para seguir defendendo o potencial transformador da educação”, afirma Michele Amorim Becker sobre o Professor IMPRENSA “É um prazer imenso poder contribuir para que a profissão seja reconhecida”, afirma a professora Edna de Mello Silva
“As semanas acadêmicas são um espaço privilegiado para a discussão”, afirma James Dadan “É importante instigar os alunos a uma reflexão sobre a comunicação como processo”, afirma Júlia Centurião “Sei bem o quanto batalhamos na formação de nossos alunos”, ressalta Fredy Cunha
“A educação precisa estar ligada ao pensamento crítico”, analisa Heloíza Reis Região Centro-Oeste celebra indicações ao 3.º Prêmio Professor IMPRENSA “Tornar-me professor foi a decisão mais importante da carreira”, afirma Alexandre Barbosa
"É a recompensa que nos motiva a continuar nesse processo de formar cidadãos e profissionais", destaca Roni Muraoka "Não poderia receber presente melhor", diz Fabíola Moura indicada ao Professor IMPRENSA Descubra as semelhanças entre os eventos de comunicação pelo Brasil
“Sala de aula é construção”, afirma o professor Washington Filho Universidades apostam em novos formatos de eventos para atrair alunos Professor IMPRENSA divulga prévia de votos de sua 3ª edição
Professor IMPRENSA
lança 3ª edição com
novas categorias
“Este reconhecimento reafirma o nosso compromisso de fazer um ensino de Jornalismo de qualidade”, comenta o professor Lawrenberg Advincula
 
 
Portal IMPRENSA
Notícias Revista IMPRENSA IMPRENSA Mídia

IMPRENSA na TV

Eventos Oficinas Anuncie Contato
Home Home Home Programas Home Cursos Home Editora
Opinião Assine Edição do Mês Canal no Youtube Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo Conheça + Portal IMPRENSA Redação
Especiais Edição do Mês     Prêmio SEBRAE de Jornalismo Descontos Revista IMPRENSA  
PR Newswire Acervo IMPRENSA     Troféu Mulher IMPRENSA Regulamento IMPRENSA Mídia  
        Fórum Água em Pauta Contato    
        Fórum Liberdade de Imprensa      
        Fórum AIDS e o Brasil      
        Mídia.JOR      

Imprensa Editorial Ltda.
www.portalimprensa.com.br | Tel 011 3729-6300
São Paulo/SP