Lawrenberg Advincula da Silva
Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat / MT

Os desafios de ensinar Comunicação em um país como o Brasil sempre são muitos, para não dizer complexos. Alguns mais diretamente relacionados ao ônus histórico de educação básica que, no ensino superior, descamba em hiatos (quase) irreversíveis de condições de aprendizagem. Enquanto outros, esbarram na dificuldade de superação da retórica da técnica, da tecnologia e da dimensão tecnoinformativa nas aulas laboratoriais, quando as disciplinas específicas nos projetos curriculares convertem-se em verdadeiros manuais do universo corporativo das mídias. Entretanto, o maior deles, na minha opinião, responde do porquê a nossa área, apesar de ser tão abrangente, ainda exerça uma tímida autonomia enquanto campo de conhecimento e profissional.

Quando se fala em Comunicação hoje não faltam definições. Em certa medida, ela se tornou uma síntese nominal de uma infinidade de práticas e de formas de vinculação social - transitando como objeto de estudo para além das Ciências Sociais Aplicadas. E em certa medida, pelo fato dela ter se tornado tal síntese e da sua tradição de estudos nas últimas décadas ainda reagirem em grande descompasso: parece-me inegável uma fragilidade terminológica. Mas, mais do que isso, metodológica, quando o problematizar abrange um movimento de interpretação e reflexividade, ao invés da mera descrição de processos em uma realidade social cada vez mais fungível.

Tal dilema, além de favorecer a uma inevitável estereotipagem da figura do profissional em Comunicação por parte das outras áreas e principalmente o senso comum, e, no caso dos cursos de Jornalismo, banalizar a não-obrigatoriedade do diploma no próprio ambiente acadêmico, ao passo de reduzi-lo à condição de operador de mídias, abre precedentes éticos para a conversão de toda forma de comunicação pública em privada. O que, nesse caso, tende a deslegitimar a curto e depois a longo prazo a imprescindibilidade da atuação do profissional jornalista nos mais variados espaços de mediação pública (...)

É preciso dizer que estamos diante de um desafio mais filosófico, ontológico, epistemológico, do que técnico e operacional para o ensino de Comunicação e, especificamente, de Jornalismo. Mas que também não exime do divã todos os alunos e os profissionais em geral. Trata-se de um desafio bastante necessário em tempos onde a democracia representativa se encontra em crise de representação e a definição de realidade passa pela profusão diluvial de fake News (falsas noticias). Seja no sentido de forjar novas identidades de democracia participativa, seja no de subjetivar novas memórias de mundo cotidiano e de “aldeias globais” para as novas gerações de profissionais da informação e comunicação... então, paradoxalmente: mais hiperconectados e mais distantes das antigas “ágoras".

 
 
 
 
“Sinto como se estivesse caminhando nas nuvens”, diz Alexandre Barbosa, homenageado na categoria Coordenador de Jornal Laboratório “Lecionar transformou a minha vida”, diz Felipe Harmata, homenageado na categoria Professor Universitário
“É um super incentivo”, diz Renata Giraldi professora homenageada na categoria Orientadora de TCC Após vencer bullying, Lawrenberg Silva é o homenageado na categoria “Professor Universitário” da região Centro-Oeste

Professor IMPRENSA divulga docentes e eventos de Comunicação eleitos na 3ª edição Professor IMPRENSA divulga os Coordenadores de jornal laboratório mais admirados do Brasil Professor IMPRENSA divulga os eventos e semanas de comunicação mais admirados do Brasil
Professor IMPRENSA divulga os Orientadores de TCC mais admirados do Brasil “É um reconforto para seguir defendendo o potencial transformador da educação”, afirma Michele Amorim Becker sobre o Professor IMPRENSA “É um prazer imenso poder contribuir para que a profissão seja reconhecida”, afirma a professora Edna de Mello Silva
“As semanas acadêmicas são um espaço privilegiado para a discussão”, afirma James Dadan “É importante instigar os alunos a uma reflexão sobre a comunicação como processo”, afirma Júlia Centurião “Sei bem o quanto batalhamos na formação de nossos alunos”, ressalta Fredy Cunha
“A educação precisa estar ligada ao pensamento crítico”, analisa Heloíza Reis Região Centro-Oeste celebra indicações ao 3.º Prêmio Professor IMPRENSA “Tornar-me professor foi a decisão mais importante da carreira”, afirma Alexandre Barbosa
"É a recompensa que nos motiva a continuar nesse processo de formar cidadãos e profissionais", destaca Roni Muraoka "Não poderia receber presente melhor", diz Fabíola Moura indicada ao Professor IMPRENSA Descubra as semelhanças entre os eventos de comunicação pelo Brasil
“Sala de aula é construção”, afirma o professor Washington Filho Universidades apostam em novos formatos de eventos para atrair alunos Professor IMPRENSA divulga prévia de votos de sua 3ª edição
Professor IMPRENSA
lança 3ª edição com
novas categorias
“Este reconhecimento reafirma o nosso compromisso de fazer um ensino de Jornalismo de qualidade”, comenta o professor Lawrenberg Advincula
 
 
Portal IMPRENSA
Notícias Revista IMPRENSA IMPRENSA Mídia

IMPRENSA na TV

Eventos Oficinas Anuncie Contato
Home Home Home Programas Home Cursos Home Editora
Opinião Assine Edição do Mês Canal no Youtube Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo Conheça + Portal IMPRENSA Redação
Especiais Edição do Mês     Prêmio SEBRAE de Jornalismo Descontos Revista IMPRENSA  
PR Newswire Acervo IMPRENSA     Troféu Mulher IMPRENSA Regulamento IMPRENSA Mídia  
        Fórum Água em Pauta Contato    
        Fórum Liberdade de Imprensa      
        Fórum AIDS e o Brasil      
        Mídia.JOR      

Imprensa Editorial Ltda.
www.portalimprensa.com.br | Tel 011 3729-6300
São Paulo/SP