Lawrenberg Advincula da Silva
Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat / MT

Os desafios de ensinar Comunicação em um país como o Brasil sempre são muitos, para não dizer complexos. Alguns mais diretamente relacionados ao ônus histórico de educação básica que, no ensino superior, descamba em hiatos (quase) irreversíveis de condições de aprendizagem. Enquanto outros, esbarram na dificuldade de superação da retórica da técnica, da tecnologia e da dimensão tecnoinformativa nas aulas laboratoriais, quando as disciplinas específicas nos projetos curriculares convertem-se em verdadeiros manuais do universo corporativo das mídias. Entretanto, o maior deles, na minha opinião, responde do porquê a nossa área, apesar de ser tão abrangente, ainda exerça uma tímida autonomia enquanto campo de conhecimento e profissional.

Quando se fala em Comunicação hoje não faltam definições. Em certa medida, ela se tornou uma síntese nominal de uma infinidade de práticas e de formas de vinculação social - transitando como objeto de estudo para além das Ciências Sociais Aplicadas. E em certa medida, pelo fato dela ter se tornado tal síntese e da sua tradição de estudos nas últimas décadas ainda reagirem em grande descompasso: parece-me inegável uma fragilidade terminológica. Mas, mais do que isso, metodológica, quando o problematizar abrange um movimento de interpretação e reflexividade, ao invés da mera descrição de processos em uma realidade social cada vez mais fungível.

Tal dilema, além de favorecer a uma inevitável estereotipagem da figura do profissional em Comunicação por parte das outras áreas e principalmente o senso comum, e, no caso dos cursos de Jornalismo, banalizar a não-obrigatoriedade do diploma no próprio ambiente acadêmico, ao passo de reduzi-lo à condição de operador de mídias, abre precedentes éticos para a conversão de toda forma de comunicação pública em privada. O que, nesse caso, tende a deslegitimar a curto e depois a longo prazo a imprescindibilidade da atuação do profissional jornalista nos mais variados espaços de mediação pública (...)

É preciso dizer que estamos diante de um desafio mais filosófico, ontológico, epistemológico, do que técnico e operacional para o ensino de Comunicação e, especificamente, de Jornalismo. Mas que também não exime do divã todos os alunos e os profissionais em geral. Trata-se de um desafio bastante necessário em tempos onde a democracia representativa se encontra em crise de representação e a definição de realidade passa pela profusão diluvial de fake News (falsas noticias). Seja no sentido de forjar novas identidades de democracia participativa, seja no de subjetivar novas memórias de mundo cotidiano e de “aldeias globais” para as novas gerações de profissionais da informação e comunicação... então, paradoxalmente: mais hiperconectados e mais distantes das antigas “ágoras".

 
 
 
 
“É uma grande honra”, diz Inara Silva homenageada em duas categorias do Professor IMPRENSA “Lecionar transformou a minha vida”, diz Felipe Harmata, homenageado na categoria Professor Universitário “É um super incentivo”, diz Renata Giraldi professora homenageada na categoria Orientadora de TCC
“Sinto como se estivesse caminhando nas nuvens”, diz Alexandre Barbosa, homenageado na categoria Coordenador de Jornal Laboratório “Quem está no ensino superior no Brasil hoje, está por amor”, diz Sérgio Czajkowski Jr. homenageado na categoria Orientador de TCC na região Sul do Professor IMPRENSA “Grato a todos”, diz Ricardo Olimpio homenageado na categoria “Professor Universitário”, da região Sudeste no Professor IMPRENSA
“Um tsunami de afetos”, diz Socorro Veloso sobre homenagem do Professor IMPRENSA na categoria Professor Universitário pela região Nordeste “É motivo de muito orgulho”, diz Luiz Carlos Sonda homenageado melhor Coordenador de Jornal Laboratório da região Sul no Professor IMPRENSA “É uma grande honra”, diz Soraya Venegas sobre homenagem do Professor IMPRENSA
“Estudar vale a pena”, diz Tânia Brandão homenageada da região Norte pelo Professor IMPRENSA “A área da comunicação sempre me fascinou”, diz Valdirene da Silva homenageada do Professor IMPRENSA na região Norte Rigor na apuração é fator determinante para Manuel Dutra, homenageado do Professor IMPRENSA
   
  Após vencer bullying, Lawrenberg Silva é o homenageado na categoria “Professor Universitário” da região Centro-Oeste  
 
 
Portal IMPRENSA
Notícias Revista IMPRENSA IMPRENSA Mídia

IMPRENSA na TV

Eventos Oficinas Anuncie Contato
Home Home Home Programas Home Cursos Home Editora
Opinião Assine Edição do Mês Canal no Youtube Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo Conheça + Portal IMPRENSA Redação
Especiais Edição do Mês     Prêmio SEBRAE de Jornalismo Descontos Revista IMPRENSA  
PR Newswire Acervo IMPRENSA     Troféu Mulher IMPRENSA Regulamento IMPRENSA Mídia  
        Fórum Água em Pauta Contato    
        Fórum Liberdade de Imprensa      
        Fórum AIDS e o Brasil      
        Mídia.JOR      

Imprensa Editorial Ltda.
www.portalimprensa.com.br | Tel 011 3729-6300
São Paulo/SP