DEPOIMENTO
Categorias Professor Universitário / Orientador de TCC / Coordenador de jornal laboratório
Luiz Claudio Ferreira
Jornal Esquina / UniCEUB - Centro Universitário de Brasília (DF)
Trabalhamos, em geral, com públicos e perfis tão heterogêneos que trazem diferentes desafios. Há uma moçada que ainda tem jeito, cara e mais comportamento adolescente. Estão cheios de energia com o celular na mão, no WhatsApp, no Instagram.... Não adianta só competir pela atenção. É preciso fazer parte da vida deles. Devemos mandar mensagens para eles também. E pedir que publiquem sobre o que os incomoda. Da mesma forma, o professor pode equilibrar momentos de pura paciência com aqueles de alertas (às vezes, vistos como broncas). Há grupos mais experientes que já fizeram uma primeira graduação e descobriram que poderiam ser felizes no jornalismo. A eles, os sonhos são vistos de forma mais pragmática, mais apressada.

Entendo que seja necessário, seja a qual público a mensagem for direcionada, ter coragem. É preciso pedir confiança. Mas vivemos na era de buscas fáceis e que parecem se frustrar alunos diante das primeiras dificuldades. Devemos, acho, que estimular a irem além. Quanto mais transparentes formos, melhor. Mesmo que isso aparente alguma fragilidade. Não precisamos a todo o tempo provar autoridade. Que eles tenham mais respeito e menos medo. Na comunicação, como nem sempre dois mais dois é igual a quatro, é necessário que esse caminho seja construído a muitas mãos.

Mas, claro, um desafio é pedir que leiam mais. Se não der, a gente tem que abrir o texto e lermos juntos. É preciso que escrevam mais. Se não der, não vejo problema em sentar ao lado e tentarmos escrever juntos. Não acho isso uma atividade paternal. Creio em Paulo Freire com todo meu coração. Diferentemente de 20 anos atrás, eles precisam estar convictos que as oportunidades hoje são muito maiores. Eles são mais empreendedores e menos tradicionalistas. Como todos podem publicar, eles passam a ser mais vigilantes com as consequências do que falam, do que escrevem. Podem ser mais criativos do que antes, mais ousados. No fundo, mesmo os mais velhos têm alma adolescente quando entram em uma sala de aula.

   
   
   
           
Professor IMPRENSA 2018: Depoimento de
Sérgio Bialski - parte 1
Professor IMPRENSA 2018: Depoimento de
Sérgio Bialski - parte 2
Professor IMPRENSA 2018: Gutenberg Barbosa, vencedor de 2 categorias
 
 
 
"Só existimos enquanto docentes por causa dos discentes e da vontade dos mesmos em aprenderem", declara premiada
"Saber que o exercício da minha função faz diferença e perceber carinho, reconhecimento e respeito dos meus alunos é motivo de eterna gratidão", diz bicampeã
"Não adianta conhecer a matéria sem dominar o código deontológico da sua profissão e sem ter a responsabilidade de colocá-lo em prática", afirma premiada
"Em época de transformações, estudante precisa entender novas lógicas de processos comunicacionais", alerta educador premiado
Dificuldades não impedem de investir na formação de jornalistas comprometidos, afirma professora premiada
"O respeito aos diferentes saberes traz modificações benéficas na vida dos alunos e de todos impactados por seus trabalhos", destaca premiada no Professor IMPRENSA
Prazer da premiação está no reconhecimento de seu comprometimento com a formação de bons profissionais, avalia Mario Camarão
Premiada no Professor IMPRENSA
ressalta importância de projetos ligados
ao fotojornalismo
"A conquista do Professor IMPRENSA
representa uma confirmação de que vale a pena você acreditar na educação", diz premiada
“Heterogeneidade é oportunidade para buscar formas diferenciadas e positivas no processo ensino-aprendizagem”, diz vencedora do Professor IMPRENSA
"Formar comunicadores é se esforçar para que os futuros colegas sejam agentes de mudança", destaca premiado por coordenação de jornal laboratório
O empenho diário é determinante na motivação
e formação dos futuros profissionais, destacam professores
“A valorização do professor é um estímulo para
um melhor desempenho em sala”, afirma Maria Angela Dummel
“Ser lembrado pelos alunos é o ápice
da nossa missão como educadores”,
diz Miguel Manasses
Professoras de Pernambuco valorizam a convivência e troca de experiências
com os alunos
Professor IMPRENSA 2018 divulga prévia
de votos na categoria Orientador de TCC
A docência envolve esticar as mãos
para futuros colegas, orientar
e aprender junto
Professor IMPRENSA 2018 divulga prévia
de votos na categoria Coordenador de
jornal laboratório
“O Professor IMPRENSA tem contribuído para estimular o empenho pela melhoria dos cursos”, afirma Janayna Ávila
Professor IMPRENSA 2018 divulga prévia
de votos na categoria Professor Universitário
“Bons professores existem para e por causa
dos seus alunos”, afirma Paulo Camargo
Ajudar os alunos a fortalecer suas
potencialidades é papel do professor
Professores destacam importância de formar comunicadores capazes de refletir e produzir conhecimento sobre a profissão
 
 
 
Portal IMPRENSA
Notícias Revista IMPRENSA IMPRENSA Mídia

IMPRENSA na TV

Eventos Oficinas Anuncie Contato
Home Home Home Programas Home Cursos Home Editora
Opinião Assine Edição do Mês Canal no Youtube Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo Conheça + Portal IMPRENSA Redação
Especiais Edição do Mês     Prêmio SEBRAE de Jornalismo Descontos Revista IMPRENSA  
PR Newswire Acervo IMPRENSA     Troféu Mulher IMPRENSA Regulamento IMPRENSA Mídia  
        Fórum Água em Pauta Contato    
        Fórum Liberdade de Imprensa      
        Fórum AIDS e o Brasil      
        Mídia.JOR      

Imprensa Editorial Ltda.
www.portalimprensa.com.br | Tel 011 3729-6300
São Paulo/SP