Ministério das Comunicações estuda regras de utilização do Canal da Cidadania
Ministério das Comunicações estuda regras de utilização do Canal da Cidadania
O Ministério das Comunicações analisa os melhores meios de utilizar a multiprogramção do Canal da Cidadania, cuja programação atenderá individualmente os municípios brasileiros.
De acordo com o ministério, cada um dos 5.564 municípios será responsável pela programação, dando assim visibilidade à cultura regional da localidade. A intenção, segundo o projeto, é democratizar a produção de conteúdo.
Uma das ideias em estudo é a terceirização do Canal da Cidadania. Cada cidade teria um conselho encarregado de selecionar o material e levá-lo diretamente à empresa responsável pela exibição. O Ministério das Comunicações ficaria responsável pela fiscalização do conteúdo, que deve ser plural e ligado à cultura, educação e informação.
De acordo com informações do site Avol Online, uma das novidades do Canal da Cidadania é a "governança eletrônica por meio da TV". O recurso de interatividade permitirá que questões sejam resolvidas de forma prática e rápida. O telespectador poderá, por exemplo, marcar consultas pelo SUS, fazer matrículas em escolas públicas e declarar o Imposto de Renda.
Ainda está em estudo a norma que irá disciplinar o funcionamento do canal, cuja administração será de responsabilidade do ministério. O Canal da Cidadania faz parte da plataforma compartilhada de TV pública digital, junto com a TV Brasil, TV Senado, TV Câmara, TV Justiça e o Canal da Educação, de responsabilidade do MEC.
Leia mais






