O frio é a maior das frias?

O importante para a imprensa trumpista é impedir que o prefeito de NYC, Zohran Mandani, faça um bom governo e se transforme num líder nacional

Atualizado em 09/02/2026 às 10:02, por Colunista.

Capa do jornal New York Post com a manchete grande “YOU’RE ZO VAIN”. Mostra um homem de barba, foto de Zohran Mamdani, usando uma jaqueta verde com bordados personalizados, posando de frente. O subtítulo critica a vaidade dele em meio a uma nevasca.

Capa do New York Post no dia 04 de fevereiro de 2026 (reprodução)


Por Lucas Mendes
 

Nosso novo prefeito, alto nas pesquisas, saiu da casa nova e foi comprar um casaco novo para encarar a onda ártica. Comprou, a mulher bordou e Zohran Mandani, todo pimpão, pegou uma pá e foi ajudar a remover a neve e o frio, que mataram 17 até agora. 

A demagogia rendeu uma foto pequena no NY Times e uma primeira página no New York Post, jornal trumpista de maior circulação no país. No subtítulo: "Vaidade e indiferença", rimando o nome Zorhan com “vain”. O jornal culpa o prefeito pelas mortes porque não removeu à força os sem-teto das ruas.

O importante para a imprensa MAGA* é impedir que o prefeito faça um bom governo e se transforme num líder nacional. Mas não basta enfraquecer o prefeito. Nova York também precisa fracassar. Com argumentos bizarros, o presidente mandou suspender a verba federal para o maior projeto de construção no país, um conjunto de túneis embaixo do rio Hudson, que geraria 100 mil empregos e beneficiaria mais de 200 mil passageiros por dia. 

O saldo da semana foi péssimo para o presidente: queda de aprovação nas pesquisas, tragédias e recuos em Minnesota, rejeições aos projetos de construção de presídios para o ICE, mais denúncias de corrupção, novas pressões para liberar os arquivos Epstein, derrotas nas cortes sufocadas por milhares de processos... 600 deles contra o Trump.

Ele teve duas vitórias na semana: a alta da bolsa e a trágica demolição do jornal Washington Post, um avanço na campanha dele para neutralizar a imprensa.

Para tirar o foco dos fracassos e conter a queda nas pesquisas, Trump disparou novas bizarrices. A imagem do casal Obama na selva como macacos, além de provocar indignação mundial, reforçou a suspeita de problemas mentais do presidente.

O Dr. John Gartner já tinha visto alguns sinais de demência no primeiro mandato quando Trump cochilava durante os julgamentos e agora são cada vez mais longos e frequentes, como seus erros de linguagem, suas decisões bizarras e malignas. O médico vê uma aceleração na decadência cognitiva do presidente e suspeita que as marcas e os curativos na mão sejam de agulhas de infusões para conter a progressão do Alzheimer. 

Se o presidente fosse afastado e o vice J.D. Vance assumisse, qual seria a maior das frias? ◼


*Nota do editor: A "imprensa MAGA" nos Estados Unidos refere-se a um ecossistema de veículos de comunicação, jornalistas, comentaristas e influenciadores digitais que apoiam abertamente o movimento político "Make America Great Again", liderado por Donald Trump.
 

Lucas Mendes é jornalista, fundador e apresentador do programa Manhattan Connection, criado em 1993. Em 2015, foi agraciado com o Prêmio Maria Moors Cabot, o mais antigo prêmio internacional de jornalismo dos Estados Unidos. Lucas escreveu a coluna “Manhattan” para a revista IMPRENSA de 1991 a 1994.